Banner Portal
Promessas de imortalidade: transmissão e reperformance dos epinícios pindáricos
PDF

Palavras-chave

Píndaro. Poética cognitivas.

Como Citar

BROSE, Robert de. Promessas de imortalidade: transmissão e reperformance dos epinícios pindáricos. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 14, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9460. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

No presente artigo irei argumentar que Píndaro, ainda imerso em uma cultura oral, produzia canções compostas a partir do estatuto cognitivo de uma tradição de composição poética oral, a qual tinha como objetivo uma performance igualmente oral e pública e um contexto de recepção e disseminação futuros baseado em cenários de reperformances inseridos nos mais diversos contextos. Tentarei demonstrar, utilizando abordagens da Linguística e da Poética Cognitivas, que essas são conclusões dedutíveis a partir dos próprios textos dos epinícios que apontam, ademais, para cenários de reperformance futuros que foram, ulteriormente, a principal fonte de preservação da letra das canções. Como meu uso da bibliografia citada irá demonstrar, o assunto já foi explorado por outros pesquisadores, ainda que seja relativamente recente na crítica pindárica. Acredito, no entanto, que a inovação não se dá apenas por novas descobertas, mas pelo constante diálogo com a crítica pretérita. Dessa forma, uma nova análise do diversos problemas e cenários discutidos na bibliografia citada podem certamente contribuir para uma recepção mais crítica desses estudos no Brasil.

PDF

Referências

ARAÚJO, A. A. D. 7ª Ode Olímpica de Píndaro: Tradução e Notas. 2005. (Mestrado em Letras Clássicas). Universidade de São Paulo, São Paulo.

BAKKER, E. J. Poetry in Speech: Orality and Homeric Discourse. Ithaca/ London: Cornell University Press, 1997. ISBN 9780801432958.

BAUMAN, R.; BRIGGS, C. L. Poetics and performance as critical perspectives on language and social life. Annu. Rev. Antropol., v. 19, p. 59-88, 1990.

BING, P.; BRUSS, J. S., Eds. Brill’s companion to Hellenistic epigram. Brill’s Companions in Classical Studies. Leiden: Brill, Brill’s Companions in Classical Studiesed. 2007.

BROSE, R. D. Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos. 2014. Tese (Doutorado). FFLCH/DLCV, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BUDELMANN, F. Epinician and the symposium: a comparison with the enkomia. In: AGOCS, P.;CAREY, C., et al (Ed.). Reading the Victory Ode. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. cap. 9, p.173-190. ISBN 978110700787.

CAMPBELL, D. A., Ed. Greek Lyric: Bacchylides, Corinna and others. Loeb Classical Library. Massachusetts: Harvard University Press, v.IV, Loeb Classical Libraryed. 1992.

CAREY, C. Pindar, Place and Performance. In: HORNBLOWER, S. e MORGAN, C. (Ed.). Pindar’s Poetry, Patrons and Festivals: From Archaic Greece to the Roman Empire. Oxford: Oxford University Press, 2007. p.199-210.

CLAY, J. S. Pindar’s Sympotic “Epinicia”. QUCC, v. 62, n. 2, p. 25-34, 1999. ISSN 00334987. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20546585.

CROTTY, K. Song and Action: The Victory Odes of Pindar. Baçtimore and London: Johns Hopkins University Press, 1982. ISBN 9780801827464.

CURRIE, B. Reperformance Scenarios for Pindar’s Odes. In: MACKIE, C. J. (Ed.). Oral Performance and Its Context. Leiden: Brill, 2004. cap. 3, p.49-70. (Mnemosyne Bibliotheca Classica Batava Supplementum). ISBN 9789004136809.

CURRIE, B. Pindar and the Cult of Heroes. Oxford and New York: Oxford University Press, 2005.

EASTERLING, P. E.; KNOX, B. M. W., Eds. The Cambridge History of Classical Literature: Volume 1, Greek Literature, Part 1, Early Greek Poetry. Cambridge: Cambridge University Press, v.1ed. 1989.

EVANS, V. A Glossary of Cognitive Linguistics. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007. ISBN 9780748622801. Disponível em: http://books.google.com.br/ books?id=xt831Lp4lf4C.

FABBRO, E. Sul riuso di carmi d’autore nei simposi attici (“Carm. conv.” 8 P. e Alc. fr. 249 V.). QUCC, v. 41, n. 2, p. 29-38, 1992. ISSN 00334987. Disponível em: http://www. jstor.org/stable/20547142.

FINGLASS, J. P. The textual transmission of Sophocles’ Dramas. In: ORMAND, K. (Ed.). A Companion to Sophocles. England: Wiley-Blackwell, 2012. cap. 2, p.9-24. ISBN 9781444356892.

FINNEGAN, R. Oral Poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 1980. ISBN 9780521297745.

GERBER, D. Emmendations in Pindar 1513-1972. Amsterdam: A. M. Hakkert, 1976. ISBN 9025606938. GERBER, D. E. Pindar’s Olympian One. Toronto: University of Toronto Press, 1982. ISBN 978-0802055071.

GOLDHILL, S. The Poet’s Voice: Essays on Poetics and Greek Literature. Cambridge: 1991. 369 ISBN 9780521395700.

HAGEL, S. Ancient Greek Music: A New Technical History. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. ISBN 9780521517645.

HERINGTON, J. Poetry Into Drama: Early Tragedy and the Greek Poetic Tradition. Berkeley/ Los Angeles/ London: University of California Press, 1985. ISBN 9780520051003.

HORNBLOWER, S.; MORGAN, C., Eds. Pindar’s Poetry, Patrons and Festivals: From Archaic Greece to the Roman Empire. Oxford: Oxford University Pressed. 2007.

HUBBARD, T. K. The dissemination of Epinician lyric: pan-hellenism, reperformance, written texts. In: MACKIE, C. J. (Ed.). Oral Performance and Its Context. Leiden: Brill, 2004. cap. 4, p.71-94. (Mnemosyne Bibliotheca Classica Batava Supplementum). ISBN 9789004136809.

HUTCHINSON, G. O. Greek Lyric Poetry: A Commentary on Selected Larger Pieces: Alcman, Stesichorus, Sappho, Alceaus, Ibycus, Anacreon, Simonides, Bacchylides, Pindar, Sophocles, Euripides. Oxford: Oxford University Press, 2001. ISBN 9780199240173.

IRIGOIN, J. Histoire du Texte de Pindare. Paris: Klincksieck, 1952.

KNOX, B. M. W. Books and readers in the Greek world. In: (Ed.). The Cambridge History of Classical Literature: Volume 1, Greek Literature, Part 1, Early Greek Poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. cap. 1, p.1-15. ISBN 9780521359818.

KRUMMEN, E. Pyrsos Hymnon. Berlin: 1990. KURKE, L. The Traffic in Praise: Pindar and the Poetics of Social Economy. Nova York e Londres: Ithaca, 1991.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Women, fire, and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987. ISBN 9780226468044.

LANGACKER, R. W. Cognitive Grammar: a basic introduction. Oxford: Oxford University Press, 2008. ISBN 9780195331950.

LÉVI-STRAUSS, C. La Pensée Sauvage. Paris: Agora, 1962. ISBN 9782266038164.

LORD, A. B. The Singer of Tales. Massachusetts: Harvard University Press, 2000. ISBN 9780674002838.

MACKIE, C. J., Ed. Oral Performance and Its Context. Mnemosyne Bibliotheca Classica Batava Supplementum. Leiden: Brill, Mnemosyne Bibliotheca Classica Batava Supplementumed. 2004.

MALTA, A. A poesia homérica e a demonstração de M. Parry: uma leitura crítica. In: BROSE, R. D.;ARAÚJO, A. A. D., et al (Ed.). Oralidade, Escrita e Performance na Antiguidade. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013. cap. 1, p.11-25. ISBN 9788542002119.

MORRISON, A. D. Performances and Audiences in Pindar’s Sicilian Victory Odes. London: 2007. ISBN 9781905670093.

MORRISON, A. D. Performance, re-performance and Pindar’s audiences. In: AGOCS, P.;CAREY, C., et al (Ed.). Reading the Victory Ode. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. cap. 6, p.111-133. ISBN 1107007879, 9781107007871.

NAGY, G. Pindar’s Homer. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1990. Disponível em: http://www.press.jhu.edu/books/nagy/PH.html.

NAGY, G. Homeric Questions. Austin: University of Texas Press, 1996. NEGRI, M. Pindaro ad Alessandria. Brescia: Paidea Editrice, 2004. ISBN 8839406891.

NÜNLIST, R. Poetologische Bildersprache in der frühgriechischen Dichtung. Leipzig: De Gruyter, 1998. ISBN 9783110968248.

PFEIFFER, R. History of classical scholarship from 1300 to 1850. Cambridge: Clarendon Press, 1976.

PFEIJFFER, I. L. Three Aeginetan Odes of Pindar: A Commentary on Nemean V, Nemean III, & Pythian VIII. Leiden; Boston; Köln: Brill, 1999. 721 ISBN 9789004113817.

RAAFLAUB, K. A.; VAN WEES, H., Eds. A Companion to Archaic Greece. Blackwell Companions to the Ancient World. Oxford: Wiley-Blackwell, Blackwell Companions to the Ancient Worlded. 2009.

RACE, W. H. The Classical Priamel from Homer to Boethius. Leiden: Brill, 1982. ISBN 9789004065154.

RACE, W. H. How Greek Poems Begin. YCS, v. 29, p. 13-38, 1992 1992.

RAWLES, R. Early epinician: Ibycus and Simonides. In: AGÓCS, P.;CAREY, C., et al (Ed.). Reading the Victory Ode. Reading the Victory Ode: Reading the Victory Ode, 2012. p.3- 27. ISBN 9781107007871.

SNELL, B.; MAEHLER, H., Eds. Pindari Carmina cum Fragmentis - Pars I: Epinikia, Pars II: Fragmenta. Indices. Bibliothecae Teubnerianae. Leipzig: Teubner Verlagsgesellschaft, v.I, p.v-193, Bibliothecae Teubnerianaeed. 1980.

SVEMBRO, J. La Parole et le Marbre. Aux Origines de la Poétique Grecque. 1976. Lund

SVEMBRO, J. La Parole et le marbre: aux origines de la poétique grecque. [s.l.]: Studentlitteratur, 1976.

SWIFT, L. A. The Hidden Chorus. Oxford e New York: Oxford University Press, 2010. ISBN 9780199577842.

THOMAS, R. Oral Tradition and Written Record in Classical Athens. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. ISBN 0521350252.

THOMAS, R. Literacy and Orality in Ancient Greece. Cambridge Cambridge University Press, 1992. ISBN 9780521377423.

THOMAS, R. Pindar’s ‘difficulty’ and the performance of epinician poetry. In: AGÓCS, P.;CAREY, C., et al (Ed.). Reading the Victory Ode. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. cap. 11, p.224-245. ISBN 9781107007871.

VERNANT, J. P. Oeuvres: Religions, rationalités, politique. Paris: Éditions du Seuil, 2007. ISBN 9782020923750.

WELLS, J. B. Pindar’s Verbal Art: An Ethnographic Study of Epinician Style. Washington: CHS/ Harvard University, 2009. ISBN 9780674036277.

WEST, M. L. Ancient Greek Music. Oxford: Oxford University Press, 1992.

WILSON, J.-P. Literacy. In: RAAFLAUB, K. A. e VAN WEES, H. (Ed.). A Companion to Archaic Greece. Oxford: Wiley-Blackwell, 2009. cap. 28, p.542-563. (Blackwell Companions to the Ancient World). ISBN 9780631230458.

YATROMANOLAKIS, D. Sappho in the making: the early reception. Washington: Center for Hellenic Studies, Trustees for Harvard University, 2007. ISBN 9780674026865.

ZUMTHOR, P. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010. ISBN 9788570417596.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.