Banner Portal
Os mimos populares e os espetáculos dramáticos no período helenístico
PDF

Palavras-chave

Mimo. Idílio. Teócrito. Herodas.

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, Fernando. Os mimos populares e os espetáculos dramáticos no período helenístico. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 15, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9452. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo pretende comentar, por meio de fontes antigas, a existência, a partir do período helenístico, de variadas performances dramáticas à margem da tradição literária grega. Após uma discussão sobre a inserção desses espetáculos populares ao conceito de mimo, será sugerida a possibilidade de eles terem influenciado a produção literária de autores como Herodas e Teócrito, explorando alguns vínculos evidentes entre os mimos e os idílios.               

PDF

Referências

ACOSTA-HUGHES, B. (2002). Polyeideia: The Iambi of Callimachus and the Archaic Iambic Tradition, Berkeley: University of California Press.

ADLER, A. (ed.) (1928-1935). Suidae Lexicon. Leipzig: Teubner.

ALBINI, U. (1997). Il Mimo a Gaza tra il V e il VI sec. d. Cr., SIFC n. 15, pp. 116-22.

ANDREASSI, M. (2001). Mimi greci in Egitto: Charition e Moicheutria, Nápoles: Paulomar.

BABBITT, F. C. (1927). Plutarch. Moralia (vol. 1). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

BAILEY, D. R. S. (2000). Valerius Maximus. Memorable Doings and Sayings (Books 1-5). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

BOECKHIO, A.; FRANZIUS, I. (1853). Corpus Inscriptionum Graecarum (vol. III). Berlim: Officina Academica.

BONARIA, M. (1956). Mimorum romanorum fragmenta. Genova: Istituto di Filologia Classica.

BONARIA, M. (1965). Romani Mimi, Roma: In Aedibus Athenaei.

CAZZANIGA, I. (1958). Note marginali al Papiro Berlinese 13927 (V-VI d.C.): un inventario di oggetti necessari per le rappresentazioni sceniche, Studi Classici e Orientali n. 7, pp. 7-19.

CICU, L. (1988). Problemi e Strutture del Mimo a Roma, Sassari: Gallizzi.

CICU, L. (2012). Il Mimo Teatrale Greco-Romano: lo Spettacolo Ritrovato, Roma: Università La sapienza.

CLAYMAN, D. L. (1980). Callimachus’ Iambi. Leiden: E. J. Brill.

CRESCI, L. R.(1986). Imitatio e Realia nella polemica di Coricio sul mimo (Or. 32 Forster Richtsteig), Koinonia n. 10, pp. 49-66.

CUNNINGHAM, I. C. (1971). Herodas: Mimiambi, Oxford: Oxford University Press.

CUNNINGHAM, I. C. (1987). Herodae Mimiambi: cum Appendice Fragmentorum Mimorum Papyraceorum, Leipzig: Teubner.

DARIS, S. (1988). Lo Spettacolo nei Papiri Greci, Aevum Antiquum n. 1, pp. 77-93.

DEZOTTI, M. C. C. (1993). O Mimo Grego: uma Apresentação, Itinerários n. 6, pp. 37-46.

DEZOTTI, M. C. C. (2010). Uma Apresentação de Herondas: Mimo I. in OLIVA NETO, J. A. (org.) I Semana de estudos Helenísticos. São Paulo: Humanitas.

DI GREGORIO, L. (1997). Eronda: Mimiambi (I-IV), Biblioteca di Aevum Antiquum 9, Milão: Vita e Pensiero.

DI GREGORIO, L. (2004). Eronda: Mimiambi (V-XII), Biblioteca di Aevum Antiquum 16, Milão: Vita e Pensiero.

DUBUISSON, M.; SCHAMP, J. (2006). Jean le Lydien. De Magistratures de l’État Romain (2 vol.). Paris: Les Belles Lettres.

ESPOSITO, E. (2005). Il Fragmentum Grenfellianum (P. Dryton 50): Introduzione, Texto Critico, Traduzione e Commento. Bologna: Pàtron.

ESPOSITO, E. (2010). Herodas and the Mime in CLAUSS, J. J.; CUYPERS, M. Companion to Hellenistic Literature. Oxford: Oxford University Press.

FANTHAM, E. (2011). Roman Readings: Roman Response to Greek Literature from Plautus to Statius and Quintilian. Berlin: De Gruyter.

FANTUZZI, M. ; HUNTER, R. (2004). Tradition and innovation in Hellenistic poetry. Cambridge: Cambridge University Press.

FOERSTER, R.; RICHTSTEIG, E. (1929). Choricii Gazaei Opera. Leipzig: Teubner.

GIANOTTI, G. F. (1993). Histriones, Mimi et Saltatores: per uma Storia degli Spettacoli Leggeri1 d’Età Imperiali in AA. VV. Vitae Mimus. Forme e Funzioni del Teatro Comico Greco e Latino, Como: Edizioni New Press.

GIGANTE, M. (1971). Rintone e il Teatro in Magna Grecia. Nápoles: Guida.

GOW, A. S. F.; PAGE, D. L. (1965). The Greek Anthology. Hellenistic Epigrams. Cambridge: Cambridge University Press.

GUTZWILLER, K. (1991). Theocritus’ Pastoral Analogies. Madison: Wisconsin University Press.

GUTZWILLER, K. (1996). “The Evidence for Theocritean Poetry Book” in HARDER, M. A.; REGTUIT, R. F.; WAKKER, G. C. Theocritus (Hellenistica Groningana 2). Groningen: Egbert Forsten.

HALPERIN, D. (1983). Before Pastoral. Theocritus and the Ancient Tradition of Bucolic Poetry. New Haven: Yale University Press.

HORDERN, J. H. (2004). Sophron’s Mimes. Oxford: Oxford University Press.

HUNTER, R. L. (1993). The Presentation of Herodas’ Mimianboi. Antichton n. 27, pp. 31-44.

JOHNSON, W. A. (2000). Musical Evenings in the Early Empire: New Evidence from a Greek Papyrus, JHS n. 120, pp. 57-85.

KASSEL, R. & AUSTIN, C. (eds.) (1983). Poetae Comici Graeci, (vol.1). Berlin and New York, De Gruyter.

KEIL, H. (1857). Grammatici Latini (vol. 1). Leipzig: Teubner.

LELLI, E. (2004). Critica e Polemiche Letterarie nei Giambi di Callimaco. Alessandria: Edizioni dell’ Orso.

MASTROMARCO, G. (1984). The Public of Herondas. Amsterdam: J. C. Gieben.

MASTROMARCO, G. (1991). Il Mimo Greco Letterario, Dioniso n. 61, pp. 169-92.

MILES, G. B. (1977). Characterization and the ideal of innocence in Theocritus’ Idylls, Ramus n. 6, pp. 139-64.

MINAR JR., E. L.; SANDBACH, F. H.; HELMBOLD, W. C. (1961). Plutarch. Moralia (vol. 9). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

OLSON, S. D. (2006). Athenaeus. The Learned Banqueters (Books I-III. 106e). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

OLSON, S. D. (2011). Athenaeus. The Learned Banqueters (Books XIII. 594b-XIV). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

PANAYOTAKIS, C. (2010). Decimus Laberius. The Fragments. Cambridge: Cambridge University Press.

PARCA, M. G. (1991). Ptocheia or Odysseus in Disguise at Troy (P. Köln VI 245). Atlanta: Scholars Press.

RADICE, B. (1969). Pliny. Letters (Books 1-7). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

REYNOLDS, R. W. (1946). The Adultery Mime, CQ n. 40, pp. 77-84.

RODRIGUES JUNIOR, F. (2014). O Mimo Grego Literário no Período Helenístico in WERNER, C.; SEBASTIANI, B. B.; DOURADO-LOPES, A. Gêneros Poéticos na Grécia Antiga: Confluências e Fronteiras. São Paulo: Humanitas.

ROSEN, R. (1992). Mixing of Genres and Literary Program in Herodas 8. HSCP n. 94, pp. 205-16.

RUSSELL, D. A. (2001). Quintilian. The Orator’s Education (Books 3-5). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

SANTELIA, S. (1991). Charition Liberata (P. Oxy.413). Bari: Levante Editori.

STEPHANES, I. E. (1986). Chorikiou sophistou Gazēs Synēgoria mimōn. Thessalonike: Akademia Athenon.

STOREY, I. C. (2003). Eupolis, Poet of New Comedy. Oxford: Oxford University Press.

SUTTON, E. W. (1948). Cicero. De Oratore (Books I-II). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Pres.

SWIDEREK, A. (1954). Le Mime Grec en Egypte, Eos n. 47, pp. 63-74.

VAN SICKEL, J. B. (1975). Epic and Bucolic. QUCC n.19, pp. 45-72.

WEBB, R. (2008). Demons and dancers: performance in late antiquity. London: Harvard University Press.

WENDEL, C. (1914). Scholia in Theocritum Vetera. Leipzig: Trubner.

WESSNER, P. (1902-1908). Aeli Donati Commentum Terenti. Leipzig: Teubner.

WHEELER, A. L. (1996). Ovid. Tristia. Ex Ponto. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

YPSILANTI, M. (2006). Mime in verse: strategic affinities in Theocritus and Herondas, Maia n. 58, pp. 411-31, 2006.

ZANKER, G. (1987). Realism in Alexandrian Poetry. London: Croom Helm.

ZANKER, G. (2009). Herodas’ Mimiambs. Oxford: Oxbow.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.