Resumo
Coro, mito e tragédia. Qual a relação desses três fatores quando se toma individualmente a tragédia As Fenícias de Eurípides? A proposta deste artigo é verificar em que medida a atividade coral interfere na ação dramática da peça em questão. Nos estásimos, o coro se atém majoritariamente à narrativa mítica, passando em revista toda a história de Tebas até os dias presentes da trama. Argumento aqui que tal proeminência do mito serve para construir e validar situações trágicas iminentes do enredo.
Referências
AMIECH, C. (2004). Les Phéniciennes d`Euripide: Commentaire et Traduction. Paris: L´Harmattan.
ARTHUR, M. (1977). “The curse of Civilization: The Choral Odes of the Phoenissae”, Harvard Studies in Classical Philology, Vol. 81, pp.163-185.
CRAIK, E. (1988). Euripides, Phoenician Women. Commentary. Wiltshirte: Aris & Phillips LTD.
GREGORY, J. (2005). “Euripidean Tragedy”, IN: GREGORY, J. A Companion to Greek Tragedy. Malden, Blackwell Publishing.
KOVACS. D. (2002). Euripides. Helen. Phoenician Women. Orestes. Cambridge and London, Harvard University Press.
MASTRONARDE, D. (1994). Euripides. Phoenissae. Cambridge: Cambridge University Press.
MASTRONARDE, D. (2010). The art of Euripides. Dramatic Technique and Social Context. Cambridge: Cambridge University Press.
MEDDA, E. (2006). Euripide. Le Fenicie. Milão: RCS Libri.
RUTHERFORD, R. (2012). Greek Tragic Style. Form, Language and Interpretation. Cambridge, Cambridge University Press.
RUTHERFORD, R. (2007). “’Why should I mention Io?’ Aspects of Choral Narration in Greek Tragedy”. The Cambridge Classical Journal, Volume 53, pp. 1 – 39.