Banner Portal
A tradição do paidikón na mélica grega arcaica: testemunhos e canções
PDF

Palavras-chave

Mélica grega arcaica e tardo-arcaica. Homerotismo. Pederastia. Simpósio.

Como Citar

RAGUSA, Giuliana. A tradição do paidikón na mélica grega arcaica: testemunhos e canções. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 17, n. 1, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9422. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo se dedica ao tema do homoerotismo na mélica grega arcaica e tardo-arcaica, que tão recorrentemente entreteceu suas canções no universo do erotismo. Mais precisamente, se debruça sobre uma das espécies mélicas, o paidikón, contemplado em quatro poetas dos mais representativos: Alceu, Íbico, Anacreonte e Píndaro. Ao fazê-lo, observando conjuntamente esse grupo e esse tipo de canção, conjuga ao tema o cenário do simpósio, a um só tempo um dos mais relevantes contextos de performance da mélica, das relações masculinas e das relações pederásticas que enlaçam adultos e efebos. Desse modo, oferece comentário concentrado e contextualizado, mas não exaustivo, dados os limites do formato, sobre o homoerotismo pederástico numa das espécies de um gênero proeminente da poesia grega antiga.
PDF

Referências

ACOSTA-HUGHES, B. (2010). Arion’s lyre: archaic lyric into Hellenistic poetry. Princeton: Princeton University Press.

BECKBY, H. Antologia Graeca, 4 vols. 2nd edition. Mucinh: Heimeran, 1965 (1-2)/1968 (3-4).

BERGK, T. (ed.). (1914). Poetae lyrici Graeci – III. Poetae melici. 4ª ed. Leipzig: Teubner. [1a ed.: 1882].

BERNARDINI, P. A. (1990). “La belleza dell’amato: Ibico frr. 288 e 289 P”. AION (filol) 12, pp. 69-80.

BOWIE, E. (2002). “Sympotic praise”. Gaia 6, pp. 169-99.

BREMMER, J. N. (1990). “Adolescents, symposion, and pederasty?” In: Murray, O. (ed.). Sympotica. A symposium on the symposion. Oxford: Clarendon, pp. 135-48.

BREMMER, J. N. (1995). “Pederastia grega e homossexualismo moderno”. In: Bremmer, J. N. (org.). De Safo a Sade: momentos na história da sexualidade. Campinas: Papirus, pp. 11-26.

BRILLANTE, C. (1998a). “Charis, bia e il tema della reciprocità amorosa”. QUCC 59, pp. 7-34.

BRILLANTE, C. (1998b). “L’inquietante belleza di Eurialo: Ibico Fr. 288 P”. RCCM 40, pp. 13-20.

BURNETT, A. P. (1983). Three archaic poets: Archilochus, Alcaeus, Sappho. Cambridge: Harvard University Press.

CALAME, C. (1999). The poetics of eros in ancient Greece. Trad. J. Lloyd. Princeton: Princeton University Press.

CALAME, C. (2006). “Eros inventore e organizzatore della società greca antica”. Trad. E. Franchetti. In: CALAME, C. (ed.). L’amore in Grecia. Bari: Laterza, pp. ix-xl.

CALAME, C. (2016). “The amorous gaze: a poetic and pragmatic koine for erotic melos?”. In: CAZZATO, V.; LARDINOIS, A. (eds.). The look of lyric: Greek song and the visual. Leiden: Brill, pp. 288-306.

CARSON, A. (1998). Eros, the bittersweet: an essay. Chicago: Dalkey Archive Press.

CATENACCI, C. (2000). “L’eros impossibile e ruoli omoerotici (Simonide, fr. 21 West2 )”. QUCC 66, pp. 29-38.

DAVIES, M. (ed.). (1991). Poetarum melicorum Graecorum fragmenta I. Oxford: Clarendon.

DEGANI, E.; BURZACCHINI, G. (coment.). (2005). Lirici greci. Bologna: Pàtron. [1a ed.: 1977].

DICKEY, E. (2007). Ancient Greek scholarship. A guide to finding, reading, and understanding scholia, commentaries, lexica, grammatical treatises, from their beginnings to the Byzantine period. Oxford: Oxford University Press. (1973). “Classical Greek attitudes to sexual behaviour”. Arethusa 6, pp. 59-71.

DOVER, K. J. (1994). A homossexualidade na Grécia antiga. Trad. L. S. Krausz. São Paulo: Nova Alexandria. [1ª ed. orig.: 1978].

FEARN, D. (2007). Bacchylides. Oxford: Oxford University Press.

HARVEY, A. E. (1955). “The classification of Greek lyric poetry”. CQ 5, pp. 157-75.

HUBBARD, T. K. (1998). “Popular perceptions of elite homosexuality in classical Athens”. Arion 6, 48-78.

HUBBARD, T. K. (2002). “Pindar, Theoxenus, and the homoerotic eye”. Arethusa 35, pp. 255-96.

HUBBARD, T. K. (2011). “The dissemination of Pindar’s non-epinicean choral lyric”. In: Athanassaki, L.; Bowie, E. (eds.). Archaic and classical song. Berlin: de Gruyter, pp. 347-64.

HUNTER, R. L. (1996). Theocritus and the archaeology of Greek poetry. Cambridge: Cambridge University Press.

KAIBEL, G. (ed.). (1992). Athenaei Naucratitae Dipnosophistarum – III, libri XI-XV, indices. Stuttgart: Teubner. [1a ed: 1890]

LOBEL, E. (ed.). (1951). The Oxyrhynchus papyri, part XXI. London: Egypt Exploration Society.

MCCLURE, L. (2003). “Subversive laughter: the sayings of courtesans in book 13 of Athenaeus’ Deipnosophistae”. AJPh 124, pp. 259-94.

PAGE, D. L. (ed.). (1962). Poetae melici Graeci. Oxford: Clarendon.

PELLIZER, E. (1990). “Outlines of a morphology of sympotic entertainment”. In: MURRAY, O. (ed.). Sympotica. A symposium on the symposion. Oxford: Clarendon, pp. 177-84.

PELLIZER, E. (2003). “Forme di Eros a simposio”. Pallas 61, pp. 111-9.

PERCY, W. A. (1996). Pederasty and pedagogy in archaic Greece. Chicago: University of Illinois Press.

PFEIFFER, R. (1998). A history of classical scholarship – I. From the beginnings to the end of the Hellenistic age. Oxford: Clarendon Press. [1a ed.: 1968]

PRETAGOSTINI, R. (1997). “La ripresa teocritea della poesia erotica arcaica e tardoarcaica (Idd. 29 e 30)”. MD 38, 9-24.

RAGUSA, G. (2010). Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp. (Apoio: Fapesp).

RAGUSA, G. (org., trad.). (2011). Safo de Lesbos. Hino a Afrodite e outros poemas. São Paulo: Hedra.

RAGUSA, G. (org., trad.). (2013). Lira grega: antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra.

RAGUSA, G. (2014). “Afrodite nos simpósios de Baquílides e Píndaro”. Phaos 12, pp. 61-77.

RAWLES, R. (2011). “Eros and praise in early Greek lyric”. In: Athanassaki, L.; Bowie, E. (eds.). Archaic and classical song. Berlin: de Gruyter, pp. 139-59.

RIZZINI, I. (1999). “Gli occhi di Persuasione e la persuasione attraverso gli occhi”. QUCC 62, pp. 87-97.

ROSE, V. (ed.). (1886). Aristotelis qui ferebantur librorum fragmenta. Leipzig: Teubner.

SMYTH, H. W. (introd., ed. e coment.). (1963). Greek melic poets. New York: Biblo and Tannen. [1a ed.: 1900].

SNELL, B. (ed.). (1964). Pindarus – pars altera: fragmenta. 3ª ed. Leipzig: Teubner.

SNELL, B. (ed.). (1971). Tragicorum Graecorum fragmenta – I. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht.

SNELL, B.; Maehler, H. (eds.). (1987). Pindarus – pars I: epinicia. Leipzig: Teubner.

SNELL, B.; Maehler, H. (eds.). (1992). Bacchylides. Leipzig: Teubner.

SOUZA, J. C. de (trad., introd., notas). (1989). Platão. O banquete ou Do amor. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

VAN GRONINGEN, B. A. (1960). Pindare au banquet. Les fragments des scolies. Leyde: A. W. Sythoff.

VETTA, M. (1982). “Il P. Oxy. 2506 fr. 77 e la poesia pederotica di Alceo”. QUCC 10, pp. 7-20.

VOIGT, E.-M. (ed.). (1971). Sappho et Alcaeus. Amsterdam: Athenaeum, Polak & Van Gennep.

WILKINSON, C. L. (ed., introd., coment.). (2013). The lyric of Ibycus. Berlin: De Gruyter.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.