Banner Portal
Mercúrio rouba a voz e o lugar de Apolo no carm. 1. 10 de Horácio
PDF

Palavras-chave

Horácio. Odes. Hino. Mercúrio. Falso fim.

Como Citar

HASEGAWA, Alexandre Pinheiro. Mercúrio rouba a voz e o lugar de Apolo no carm. 1. 10 de Horácio. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 17, n. 1, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9418. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, propomos que Horácio, ao tomar como modelo para a disposição das Odes a edição helenística de Alceu, que se iniciava por um hino a Apolo (fr. 307a V.), cria a expectativa de louvor a um deus. O primeiro hino nas Odes, porém, é a Mercúrio (carm. 1. 10), o inventor da lira, que assim ‘rouba’ a posição de destaque dada a Apolo na edição-modelo. Numa leitura metapoética, entendemos que o roubo, característica ressaltada ao longo do poema, não só é das vacas e da aljava, mas também da própria voz de Febo. Além disso, a habilidade em enganar de Mercúrio parece incidir no engano que se tem ao considerar a ode como fim do livro. Ao criar ainda a expectativa de conclusão, ao deslocar o hino para a final da primeira parte do livro, o carm. 1. 10 mostra-se um falso fim na continuidade da leitura. Esse jocoso Mercúrio, como jocosa é a lírica de Horácio (carm. 3. 3. 69), parece disputar ainda a posição com Apolo em outros lugares estratégicos de Odes 1.

PDF

Referências

COMMAGER, S. (1959). Horace, Carmina I. 2, AJP, n. 80, pp. 37-55.

COMMAGER, S. (1962). The Odes of Horace. A Critical Study. New Haven and London: Yale University Press.

CONTE, G. B. (2014). Dell’imitazione. Furto e originalità. Pisa: Edizioni della Normale.

CUCCHIARELLI, A. (2006). La tempesta e il dio (forme editoriali nei Carmina di Orazio), Dictynna [en ligne], n. 3.

CUCCHIARELLI, A. (2008). Eros e giambo. Forme editoriali negli Epodi di Orazio, MD, n. 60, pp. 69-104.

ERBSE, H. (1969). Scholia Graeca in Homeri Iliadem I. Berlin: de Gruyter.

FEDELI, P. (1997). Q. Orazio Flacco. Le Opere II (le Epistole, l’Arte Poetica), tomo quarto. Roma: Instituto Poligrafico e Zecca dello Stato.

FERNÁNDEZ CORTE, J. C. (2000). El final de las ‘odas del alarde’ (Odas, I, 1-10), Cuad. Filol. Clás. Estudios Latinos, n. 19, pp. 63-77.

FLORES, G. G. (2014). Uma poesia de mosaicos nas Odes de Horácio: comentário e tradução poética. São Paulo, Tese.

FOWLER, D. P. (1989). First Thoughts on Closure: Problems and Prospects, MD, n. 22, pp. 75-122.

FRAENKEL, E. (1957). Horace. Oxford: Clarendon Press.

GALINSKY, K. (1996). Augustan Culture. An Interpretative Introduction. Princeton (NJ): Princeton University Press.

GENTILI, B.; CATENACCI, C. (2010). I poeti del canone Lirico nella Grecia antica. Milano: Feltrinelli.

GIANGRANDE, G. (1967). ‘Arte alusiva’ and Alexandrian Epic Poetry, CQ, n. 17, pp. 85-97.

GUTZWILLER, K. (1983). Charites or Hiero: Theocritus’ Idyll 16, RhM, n. 126, pp. 212-238.

HARRISON, S. J. (2007). Generic Enrichment in Vergil & Horace. Oxford: Oxford University Press.

HASEGAWA, A. P. (2012). Deuses e ordo no livro IV das Odes. In: LEITE, L. R.; SILVA, G. V.; CARVALHO, R. N. B. (eds.). Gênero, Religião e Poder na Antiguidade. Contribuições Interdisciplinares. Vitória: Editora GM, pp. 89-110.

HASEGAWA, A. P. (2013). Biografia e história na lírica horaciana. In: LEITE, L. R.; SILVA, G. V. (orgs.). As múltiplas faces do discurso em Roma: textos, inscrições, imagens. Vitória: EDUFES, pp. 57-68.

HOLDER, A. (1979). Pomponi Porfyrionis Commentum in Horatium Flaccum. New York: Arno Press.

HOUGHTON, L. B. T. (2007). Odes I, 10 – a very Literary Hymn, Latomus, n. 66, pp. 636- 641.

HUNTER, R. (2007). Sappho in Latin Poetry. In: BASTIANINI, G.; CASANOVA, A. (eds.). I papiri di Saffo e di Alceo. Firenze: Istituto Papirologico G. Vitelli, pp. 213-25.

KIESSLING, A.; HEINZE, R. (1930). Q. Horatius Flaccus, erklärt von A. Kiessling, I, Oden und Epoden, zehnte Auflage besorgt von R. Heinze, mit einem Nachwort und bibliographischen Nachträgen von E. Burck. Berlin: Weidmann.

KIRK, G. S. (1985). The Iliad: A Commentary, Vol. I: books 1-4. Cambridge: Cambridge University Press.

KONSTAN, D. (2001). Horace Odes 1, 10: A turning point?, Cuad. Filol. Clás. Estudios Latinos, n. 21, pp. 15-18.

KUIPER, K. (1896). Studia Callimachea, I (de Hymnorum I-IV diction epica). Lugduni Batavorum: A. W. Sijthoff.

LATEINER, D. (1990). Mimetic Syntax: Metaphor from Word Order, Especially in Ovid, AJP, n. 111, pp. 204-237.

LOWRIE, M. (1997). Horace’s Narrative Odes. Oxford: Clarendon Press.

LYNE, R. O. A. M. (2005). Horace Odes Book 1 and the Alexandrian Edition of Alcaeus, CQ, n. 55, pp. 542-58.

MARTINS, P. (2017). Augusto como Mercúrio enfim, Rev. de Hist., n. 176 [on-line].

MAYER, R. (2012). Odes Book I. Cambridge: Cambridge University Press.

MILLER, J. F. (2009). Apollo, Augustus, and the poets. Cambridge: Cambridge University Press.

MILLER, P. A. (1991). Horace, Mercury, and Augustus, or the Poetic Ego of Odes 1-3, AJP, n. 112, pp. 365-388.

MINARINI, A. (1989). Lucidus ordo. L’architettura della lirica oraziana (libri I-III). Bologna: Pàtron Editore.

NISBET, R. G. M. (2009). The Word Order of Horace’s Odes. In: LOWRIE, M. (ed.). Oxford Readings in Classical Studies. Horace: Odes and Epodes. Oxford: Oxford University Press, pp. 378-400.

NISBET, R. G. M.; HUBBARD, M. (1970). A Commentary on Horace, Odes, Book I. Oxford: Clarendon Press.

NISBET, R. G. M.; RUDD, N. (2004). A Commentary on Horace, Odes, Book III. Oxford: Oxford University Press.

PAGE, D. (1987). Sappho and Alcaeus. An introduction to the Study of Ancient Lesbian Poetry. Oxford: Clarendon Press [1a ed. 1955].

PARDINI, A. (1991). La ripartizione in libri dell’opera di Alceo. Per un riesame della questione, RFIC, n. 119, pp. 257-284.

PASQUALI, G. (1920). Orazio lirico. Firenze: Felice Le Monnier.

PEREIRA, A. M. R. R. (2001). A Mousiké: das Origens ao Drama de Eurípides. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

PICCOLO, A. (2014). O Arco e a Lira. Modulações da épica homérica nas Odes de Horácio. Tese, Campinas.

PUTNAM, M. C. J. (1974). Mercuri, facunde nepos Atlantis, CPh, n. 69, pp. 215-17.

RAGUSA, G. (2005). Fragmentos de uma deusa. A representação de Afrodite na Lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp.

RICHARDSON, N. (2010). Three Homeric Hymns. To Apollo, Hermes, and Aphrodite. Cambridge: Cambridge University Press.

ROMANO, E. (1991). Q. Orazio Flacco. Le Opere I (le Odi, il Carme secolare, gli Epodi), tomo secondo. Roma: Instituto Poligrafico e Zecca dello Stato.

RUDD, N. (1989). Epistles Book II and Epistle to the Pisones (‘Ars Poetica’), Cambridge: Cambridge University Press.

SALAT, P. (1969). La composition du livre I des Odes d’Horace, Latomus, n. 28, pp. 554-574.

SANTIROCCO, M. S. (1986). Unity and Design in Horace’s Odes. Chapel Hill and London: The University of North Carolina Press.

SCHIESARO, A. (2011). Ibis redibis, MD, n. 67, pp. 79-150.

SCHRIJVERS, P. H. (1973). Comment terminer une ode?, Mnemosyne, n. 26, pp. 140-59.

TESCARI, O. (1948). Q. Orazio Flacco. I Carmi. Torino: Società Editrice Internazionale.

THOMAS, R. (2011). Horace. Odes IV and Carmen saeculare. Cambridge: Cambridge University Press.

VEYNE, P. (1965). “Quid dedicatum poscit Apollinem?”, Latomus, n. 24, pp. 932-50.

VOIGT, E.-M. (1971). Sappho et Alcaeus. Fragmenta. Amsterdam: Athenaeum-Polak & Van Gennep.

WEST, D. (1995). Horace Odes I. Carpe Diem. Oxford: Oxford University Press.

ZANKER, P. (1989). Augusto e il potere delle immagini. Torino: Bollati Boringhieri.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.