Resumo
Neste artigo, propomos que Horácio, ao tomar como modelo para a disposição das Odes a edição helenística de Alceu, que se iniciava por um hino a Apolo (fr. 307a V.), cria a expectativa de louvor a um deus. O primeiro hino nas Odes, porém, é a Mercúrio (carm. 1. 10), o inventor da lira, que assim ‘rouba’ a posição de destaque dada a Apolo na edição-modelo. Numa leitura metapoética, entendemos que o roubo, característica ressaltada ao longo do poema, não só é das vacas e da aljava, mas também da própria voz de Febo. Além disso, a habilidade em enganar de Mercúrio parece incidir no engano que se tem ao considerar a ode como fim do livro. Ao criar ainda a expectativa de conclusão, ao deslocar o hino para a final da primeira parte do livro, o carm. 1. 10 mostra-se um falso fim na continuidade da leitura. Esse jocoso Mercúrio, como jocosa é a lírica de Horácio (carm. 3. 3. 69), parece disputar ainda a posição com Apolo em outros lugares estratégicos de Odes 1.
Referências
COMMAGER, S. (1959). Horace, Carmina I. 2, AJP, n. 80, pp. 37-55.
COMMAGER, S. (1962). The Odes of Horace. A Critical Study. New Haven and London: Yale University Press.
CONTE, G. B. (2014). Dell’imitazione. Furto e originalità. Pisa: Edizioni della Normale.
CUCCHIARELLI, A. (2006). La tempesta e il dio (forme editoriali nei Carmina di Orazio), Dictynna [en ligne], n. 3.
CUCCHIARELLI, A. (2008). Eros e giambo. Forme editoriali negli Epodi di Orazio, MD, n. 60, pp. 69-104.
ERBSE, H. (1969). Scholia Graeca in Homeri Iliadem I. Berlin: de Gruyter.
FEDELI, P. (1997). Q. Orazio Flacco. Le Opere II (le Epistole, l’Arte Poetica), tomo quarto. Roma: Instituto Poligrafico e Zecca dello Stato.
FERNÁNDEZ CORTE, J. C. (2000). El final de las ‘odas del alarde’ (Odas, I, 1-10), Cuad. Filol. Clás. Estudios Latinos, n. 19, pp. 63-77.
FLORES, G. G. (2014). Uma poesia de mosaicos nas Odes de Horácio: comentário e tradução poética. São Paulo, Tese.
FOWLER, D. P. (1989). First Thoughts on Closure: Problems and Prospects, MD, n. 22, pp. 75-122.
FRAENKEL, E. (1957). Horace. Oxford: Clarendon Press.
GALINSKY, K. (1996). Augustan Culture. An Interpretative Introduction. Princeton (NJ): Princeton University Press.
GENTILI, B.; CATENACCI, C. (2010). I poeti del canone Lirico nella Grecia antica. Milano: Feltrinelli.
GIANGRANDE, G. (1967). ‘Arte alusiva’ and Alexandrian Epic Poetry, CQ, n. 17, pp. 85-97.
GUTZWILLER, K. (1983). Charites or Hiero: Theocritus’ Idyll 16, RhM, n. 126, pp. 212-238.
HARRISON, S. J. (2007). Generic Enrichment in Vergil & Horace. Oxford: Oxford University Press.
HASEGAWA, A. P. (2012). Deuses e ordo no livro IV das Odes. In: LEITE, L. R.; SILVA, G. V.; CARVALHO, R. N. B. (eds.). Gênero, Religião e Poder na Antiguidade. Contribuições Interdisciplinares. Vitória: Editora GM, pp. 89-110.
HASEGAWA, A. P. (2013). Biografia e história na lírica horaciana. In: LEITE, L. R.; SILVA, G. V. (orgs.). As múltiplas faces do discurso em Roma: textos, inscrições, imagens. Vitória: EDUFES, pp. 57-68.
HOLDER, A. (1979). Pomponi Porfyrionis Commentum in Horatium Flaccum. New York: Arno Press.
HOUGHTON, L. B. T. (2007). Odes I, 10 – a very Literary Hymn, Latomus, n. 66, pp. 636- 641.
HUNTER, R. (2007). Sappho in Latin Poetry. In: BASTIANINI, G.; CASANOVA, A. (eds.). I papiri di Saffo e di Alceo. Firenze: Istituto Papirologico G. Vitelli, pp. 213-25.
KIESSLING, A.; HEINZE, R. (1930). Q. Horatius Flaccus, erklärt von A. Kiessling, I, Oden und Epoden, zehnte Auflage besorgt von R. Heinze, mit einem Nachwort und bibliographischen Nachträgen von E. Burck. Berlin: Weidmann.
KIRK, G. S. (1985). The Iliad: A Commentary, Vol. I: books 1-4. Cambridge: Cambridge University Press.
KONSTAN, D. (2001). Horace Odes 1, 10: A turning point?, Cuad. Filol. Clás. Estudios Latinos, n. 21, pp. 15-18.
KUIPER, K. (1896). Studia Callimachea, I (de Hymnorum I-IV diction epica). Lugduni Batavorum: A. W. Sijthoff.
LATEINER, D. (1990). Mimetic Syntax: Metaphor from Word Order, Especially in Ovid, AJP, n. 111, pp. 204-237.
LOWRIE, M. (1997). Horace’s Narrative Odes. Oxford: Clarendon Press.
LYNE, R. O. A. M. (2005). Horace Odes Book 1 and the Alexandrian Edition of Alcaeus, CQ, n. 55, pp. 542-58.
MARTINS, P. (2017). Augusto como Mercúrio enfim, Rev. de Hist., n. 176 [on-line].
MAYER, R. (2012). Odes Book I. Cambridge: Cambridge University Press.
MILLER, J. F. (2009). Apollo, Augustus, and the poets. Cambridge: Cambridge University Press.
MILLER, P. A. (1991). Horace, Mercury, and Augustus, or the Poetic Ego of Odes 1-3, AJP, n. 112, pp. 365-388.
MINARINI, A. (1989). Lucidus ordo. L’architettura della lirica oraziana (libri I-III). Bologna: Pàtron Editore.
NISBET, R. G. M. (2009). The Word Order of Horace’s Odes. In: LOWRIE, M. (ed.). Oxford Readings in Classical Studies. Horace: Odes and Epodes. Oxford: Oxford University Press, pp. 378-400.
NISBET, R. G. M.; HUBBARD, M. (1970). A Commentary on Horace, Odes, Book I. Oxford: Clarendon Press.
NISBET, R. G. M.; RUDD, N. (2004). A Commentary on Horace, Odes, Book III. Oxford: Oxford University Press.
PAGE, D. (1987). Sappho and Alcaeus. An introduction to the Study of Ancient Lesbian Poetry. Oxford: Clarendon Press [1a ed. 1955].
PARDINI, A. (1991). La ripartizione in libri dell’opera di Alceo. Per un riesame della questione, RFIC, n. 119, pp. 257-284.
PASQUALI, G. (1920). Orazio lirico. Firenze: Felice Le Monnier.
PEREIRA, A. M. R. R. (2001). A Mousiké: das Origens ao Drama de Eurípides. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
PICCOLO, A. (2014). O Arco e a Lira. Modulações da épica homérica nas Odes de Horácio. Tese, Campinas.
PUTNAM, M. C. J. (1974). Mercuri, facunde nepos Atlantis, CPh, n. 69, pp. 215-17.
RAGUSA, G. (2005). Fragmentos de uma deusa. A representação de Afrodite na Lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp.
RICHARDSON, N. (2010). Three Homeric Hymns. To Apollo, Hermes, and Aphrodite. Cambridge: Cambridge University Press.
ROMANO, E. (1991). Q. Orazio Flacco. Le Opere I (le Odi, il Carme secolare, gli Epodi), tomo secondo. Roma: Instituto Poligrafico e Zecca dello Stato.
RUDD, N. (1989). Epistles Book II and Epistle to the Pisones (‘Ars Poetica’), Cambridge: Cambridge University Press.
SALAT, P. (1969). La composition du livre I des Odes d’Horace, Latomus, n. 28, pp. 554-574.
SANTIROCCO, M. S. (1986). Unity and Design in Horace’s Odes. Chapel Hill and London: The University of North Carolina Press.
SCHIESARO, A. (2011). Ibis redibis, MD, n. 67, pp. 79-150.
SCHRIJVERS, P. H. (1973). Comment terminer une ode?, Mnemosyne, n. 26, pp. 140-59.
TESCARI, O. (1948). Q. Orazio Flacco. I Carmi. Torino: Società Editrice Internazionale.
THOMAS, R. (2011). Horace. Odes IV and Carmen saeculare. Cambridge: Cambridge University Press.
VEYNE, P. (1965). “Quid dedicatum poscit Apollinem?”, Latomus, n. 24, pp. 932-50.
VOIGT, E.-M. (1971). Sappho et Alcaeus. Fragmenta. Amsterdam: Athenaeum-Polak & Van Gennep.
WEST, D. (1995). Horace Odes I. Carpe Diem. Oxford: Oxford University Press.
ZANKER, P. (1989). Augusto e il potere delle immagini. Torino: Bollati Boringhieri.