Banner Portal
Ensaio sobre a vida póstuma
PDF

Palavras-chave

Emulação. Imitação. Tradução. Rússia. Roma.

Como Citar

FRATE, Rafael Nogueira de Carvalho. Ensaio sobre a vida póstuma. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 17, n. 1, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9416. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo é um ensaio que se propõe a investigar as noções de tradução literária, emulação e imitação por meio da comparação da ode III.30 de Horácio com traduções e emulações subsequentes dela feitas na Rússia dos séculos XVIII e XIX pelos poetas Mikhail Lomonóssov, Gavrila Derjávin e Alexander Púchkin. O artigo apresenta também um breve panorama da história russa baseada na questão da translatio imperii, em que a cidade de Roma é transplantada primeiro na Moscou do século XV e depois no século XVIII com as reformas ocidentalizantes de Pedro, o Grande. São apresentadas também as traduções dos quatro poemas. 

PDF

Referências

Aleksiêev, M. P. (1967). Stikhotvoriênie Púchkina «Ia Pâmiatnik Sebe Vozdvig ...». Leningrad: Izd-vo “Nauka, “ Leningrádskoe otd-nie.

Auden, W. H. (1969). Collected Shorter Poems, 1927-1957. London: Faber. Barânskaia, N. V. (1948). Tchem Bylá Ritorika Lomonóssova dliá Sovremmiênikov. In: Viéstnik Akadiêmii Nauk SSSR. n. 12, pp. 34-38.

Beekes, R. S. P.; Lucien van Beek (2010). Etymological Dictionary of Greek. Leiden: Brill.

Belínski, V. G. (2014). Mikhail Vassílievitch Lomonóssov, Sotchiniênie Ksenofonta Polevogo. Obschesvennoe Dostoiânie. Kindle Edition.

Benjamin, Walter (2011). Escritos sobre Mito e Linguagem. São Paulo: Editora 34.

Billington, James H. (1966). The Icon and The Axe. New York: Knopf.

Campbell, David A. (1976). Greek Lyric Poetry. London: Macmillan.

Cracraft, J. (2003). The Revolution of Peter the Great. Cambridge, MA: Harvard UP.

Cracraft, J. (2004). The Petrine Revolution in Russian Culture. Cambridge, MA: Belknap of Harvard UP.

Derksen, Rick. (2008). Etymological Dictionary of The Slavic Inherited Lexicon. Leiden: Brill.

Fraenkel, Eduard (1957). Horace. Oxford: Clarendon Press.

Hamilton, John T. (2003). Soliciting Darkness. Cambridge, MA.: Harvard University Dept. of Comparative Literature.

Harrison, S. J. (2007). The Cambridge Companion to Horace. Cambridge, Cambridge: Cambridge University Press.

Horace (2004). Odes and Epodes. Edited and translated by N. Rudd. Cambridge, MA: Harvard UP.

Horace (2005). Satires, Epistles, Ars Poetica. Edited and translated by Fairclough, H. R. Cambridge, MA: Harvard UP.

Lomonóssov, M. V. (1955). Pôlnoe Sobrânie Sotchiniênie. Tom 1-10. Izdátelstvo Akadiêmii Naúk SSSR. Moskvá, Leningrad.

LÓTMAN, IU. (1958). Voprósu o Tom, Kakími Iazykâmi Vladiel M.V. Lomonóssov. In: XVIII Viek, Sbórnik 3, pp. 460-462. Leningrad.

Ovid (1914). Heroides. London: Heinemann.

Pindar (2006). Olympian and Pythian Odes. Edited and translated by Race W.S. Cambridge, MA: Harvard UP.

Pindar (1960). Nemean and Isthmian Odes. Edited and translated by Race W.S. Cambridge, MA: Harvard UP.

POUND, E. (1960). ABC of reading. New York: J. Laughlin.

Puchkin, A. S.; Boris Schnaiderman; Nelson Ascher (1999). A Dama de espadas. São Paulo: Editora 34.

Púchkin, A. S. (1950). Pôlnoe Sobrânie Sotchinienie na 10 Tomov. Akadiemii Nauk SSSR. Leningrad.

Race, William H. (1990). Style and Rhetoric in Pindar’s Odes. Atlanta, Ga: Scholars Press.

Ram Harsha (1998). Russian Poetry and the Imperial Sublime. In Russian Subjects. Empire, Nation, and the Culture of the Golden Age. Edited by Monika Greenleaf and Stephen Moeller-Sally. Evanston, Illinois; Northwestern University Press, pp. 21-50.

Vernadsky, George (1959). The Origins of Russia. Oxford: Clarendon Press.

Voinova-Starets (1975). Dicionário Russo-Português. Moscou: Ed. Língua Russa.

Wes, Marinus Antony (1992). Classics in Russia 1700-1855. Leiden: E.J. Brill.

Zhivov, V. M. 2009. Language and Culture in Eighteenth-Century Russia. Boston: Academic Studies Press.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.