Resumo
Este artigo analisa a ocorrência da imagem do cão que furta alimento em quatro peças supérstites de Aristófanes: Acarnenses, Cavaleiros, Vespas e Pluto. Seu objetivo é delimitar o topos, entender sua relevância para a antiga comédia ática e sua aplicação à situação política da época.Referências
BREMMER, J. (1997). Jokes, jokers and jokebooks in ancient Greek culture. In: BREMMER, J.; ROODENBURG, H. (Eds.). A cultural history of humour: from antiquity to the present Day. Cambridge: Polity, pp. 11-28.
BUCKHARDT, J. (1953). Historia de la cultura griega. Tradução: Eugenio Imaz. Barcelona: Iberia, v. 1.
COOK, A. B. (1940). Zeus: a study in ancient religion. Cambridge: CUP, v. 3.
CORNFORD, F. M. (1961 [1914]). The origin of Attic comedy. Garden City, N.Y.: Anchor.
CUNHA, E. (1982). Os sertões. São Paulo: Raízes.
DOVER, K. J. (1972). Aristophanic comedy. Berkeley/Los Angeles: University of California Press.
DUCHEMIN, J. (1968). L’agôn dans la tragédie grecque. Paris: Les Belles Lettres.
FÉRAL, C. M. R. (2009). O agôn na poética aristofânica: diversidade da forma e do conteúdo. Tese de doutorado em estudos literários. Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara, 305 f.
FERREIRA, N. H. S. (2012). O cão da assembleia/o lobo do povo: a sabedoria popular ao service da invectiva política no Aristogíton. In: RAMOS, J. A.; RODRIGUES, N. S. (Coords.). Mnemosyne kai sophia. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, pp. 115-124.
GELZER, T. (1960). Der epirrhematische Agon bei Aristophanes: Untersuchungem zur Struktur der attischen Alten Komödie. München: Beck.
GIL, L. (1981-1983). El alazôn y sus variantes. Estudos Clasicos, v. 25, pp. 39-57.
HENDERSON, J. (1998). Aristophanes: Clouds, Wasps & Peace. Loeb Classical Library. Cambridge: HUP, v. 2.
HENDERSON, J. (2002). Aristophanes: Frogs, Assemblywomen & Wealth. Loeb Classical Library. Cambridge: HUP, v. 4.
HOLMES, L. M. (1990). Character naming in Aristophanes. Tese de doutorado em filologia clássica. Departamento de Clássicas da Universidade de Harvard. Cambridge, 171 f.
LIDDELL, H. G.; SCOTT, R.; JONES, H. S. (1968). A Greek-English lexicon. Oxford: Clarendon.
MOST, G. W. (2010). Que antiga querela entre poesia e filosofia? Organon, n. 49, pp. 129-153.
MUNIZ, M. R. C. (2006). Dois autores em cena: o diálogo entre Antônio José da Silva, o judeu, e Gil Vicente. In: MALUF, S. D.; AQUINO, R. B. (Orgs.). Dramaturgia em cena. Maceió/Salvador: Edufal/Edufba, pp. 177-192.
NEIL, R. A. (1909). The Knights of Aristophanes. Cambridge: [s.n.].
POMPEU, A. M. C. (2011). Aristófanes e Platão: a justiça na polis. São Paulo: Biblioteca 24horas.
RECKFORD, K. (1976). Father-beating in Aristophanes’ Clouds. In: BERTMAN, S. (Ed.). The conflict of generations in ancient Greece and Rome. Amsterdam: B. R. Grüner, pp. 89-118.
ROGERS, B. B. (Trad.). (1907). The comedies of Aristophanes: The Plutus. London: George Bell, v. 11.
RUFFELL, I. (2002). A total write-off: Aristophanes, Cratinus, and the rhetoric of comic competition. Classical Quarterly, v. 52, n. 1, pp. 138-163.
SOMMERSTEIN, A. H. (Trad.). (1978). Aristophanes: The knights, Peace, Wealth. London: Penguin Books.
STOREY, I. C. (1998). Poets, politicians, and perverts: personal humour in Aristophanes. Classics Ireland, v. 5, pp. 85-134.
TAILLARDAT, J. (1965). Les images d’Aristophane: études de langue et de style. Paris: Les Belles Lettres.
TORRES, M. L. (2014). A impostura em Aristófanes. Tese de doutorado em letras clássicas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, 350 f.
VICKERS, M. J. (1989). Alcibiades on stage: Thesmophoriazusae and Helen. Historia: Zeitschrift für Alte Geschichte, v. 38, n. 1, pp. 41-65.
WHITMAN, C. H. (1964). Aristophanes and the comic hero. Cambridge: HUP.
WORMAN, N. (2008). Abusive mouths in Classical Athens. Cambridge: CUP.