Banner Portal
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes
PDF

Palavras-chave

Geritades. Aristófanes. Comédia. Catábase.

Como Citar

SACCONI, Karen. O banquete poético em Geritades, de Aristófanes. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 17, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9409. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Das 35 comédias fragmentadas de Aristófanes, Geritades (408 a.C) é umas das que mais guardam informações sobre enredo, personagens e tema. Seu fragmento mais extenso (156 K-A) revela-nos que seu enredo contém uma viagem ao Hades, empreendida por poetas representantes da comédia, tragédia e ditirambo. O critério de eleição dos embaixadores parece ter sido a aparência física consonante com o mundo dos mortos: magros e de aspecto doentio, os poetas foram apelidados de haidophoítai, “visita-Hades”, metáfora para descrever uma geração de poetas que, ao invés de notáveis pelo vanguardismo, são apontados por Aristófanes como homens da decadência. Geritades certamente promoveu uma discussão sobre poesia, particularmente sobre as espécies poéticasditas “dionisíacas”. Pode-se depreender ainda, a partir de alguns de seus fragmentos,que o enredo conta com um metafórico festim poético,imagem que alia a crítica literária à cena convival.
PDF

Referências

ARISTÓTELES (1973). Poética. Os Pensadores IV. Tradução, comentários e índices analítico e onomástico de Eudoro de Souza. São Paulo: Editora Abril.

ARISTOTLE (1995). Poetics. Edited and translated by Stephen Halliwell. WITH On the sublime, Longinus AND On style, Demetrius. Loeb Classical Library. Cambridge, MA: Harvard University Press.

BILES, Z. P. (2006-2007). Aeschylus’ Afterlife Reperformance by Decree in 5th C. Athens? lllinois Classical Studies, vol. 31/32, pp. 206-242 . Champaign: University of Illinois Press. Stable URL: http://www.jstor.org/stable/23065317

DESMOND, W. (2008) Cynics. Stocksfield: Acumen.

DUARTE, A. S. (2000). O dono da voz e a voz do dono. A parábase na comédia de Aristófanes. São Paulo, Humanitas.

EDMONDS, J. M. (1959). The Fragments of Attic Comedy – After Meineke, Bergk, and Kock. Augmented, newly edited with their contexts, annotated, and completely translated into English verse by J. M. Edmonds. Leiden: E. J. Brill.

FARMER, M. C. (2017). Tragedy on the Comic Stage. New York: Oxford University Press.

GAZZINELLI, G. G. (2014). A vida de Sátiro de Eurípides. Classica – Revista Brasileira de Estudos Clássicos, vol. 27, n.2, pp. 147-170. Classica On Line: e-ISSN 2176-6436 - Versão eletrônica.

GIL, L. (1989). El Aristófanes perdido. Cuadernos de Filología Clásica, ed. 22-39-106. Madri: Ed. Universidad Complutense.

HENDERSON, J. (2007). Aristophanes V – Fragments. Edited and translated by Jeffrey Henderson. Loeb Classical Library. Cambridge, MA: Harvard University Press.

HENDERSON, J. (2002). Aristophanes IV – Frogs, Assemblywoman, Wealth. Edited and translated by Jeffrey Henderson. Loeb Classical Library. Cambridge, MA: Harvard University Press.

KASSEL e AUSTIN (1984). Poetae Comici Graeci. Vol. 3: Aristophanes – Testimonia et Fragmenta. Berlin, New York: De Gruyter.

LUKI NOVICH, A. (1999). The Play of Reflections between Literary Form and the Sympotic Theme in the Deipnosophistae of Athenaeus. In: Sympotika: a Symposium on the Symposion. Edited by Oswyn Murray. Oxford: Clarendon Press.

PEARSON, L. (1963). Perfume on Lentils. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, vol. 94, pp. 176-184. The Johns Hopkins University Press. Stable URL: http://www.jstor.org/stable/283646. Accessed: 08-06-2017

PEPPLER, C. W. (1918). Comic Terminations in Aristophanes. The American Journal of Philology, vol. 39, N. 2. pp. 173-183. Baltimore: The Johns Hopkins University Press. Stable URL: http://www.jstor.org/stable/289530

PIETROBELLI, A. (2010). Commenter Galien et Hippocrate à la Renaissance ou comment Brasavola met à mal le régime grec. Renaissance and Reformation / Renaissance et Réforme, vol. 33, No. 3, Special issue / Numéro spécial: De Fabrica Artis Medicinae : Les redéfinitions de la médecine à la Renaissance, pp. 99-140 Published by: Renaissance and Reformation / Renaissance et Réforme. Stable URL: http://www.jstor.org/stable/43446212 Accessed: 11-07-2017

SCHIEFSKY, M. J. (2005). Hippocrates. On Ancient Medicine. London: Brill.

STOREY; ALLAN. (2005). A Guide to Ancient Greek Drama. Maelden, Oxford, Carlton: Blackwell Publishing.

TAPLIN, O. (1983). Tragedy and Trygedy. The Classical Quarterly, vol. 33, n. 2. Cambridge University Press on behalf of The Classical Association . Stable URL: http://www.jstor. org/stable/638776 . Acessado em 10/10/2016, 18:04 UTC.

WRIGHT, M. (2012). The Comedian as Critic – Greek Old Comedy as Poetics. London: Bristol Classics Press.

YOUNG, A. M. (1933). The Frogs of Aristophanes as a type of play. The Classical Journal, vol. 29, Nº 1, p. 23-32. The Classical Association of the Middle West and South, Inc. (CAMWS). Stable URL: http://www.jstor.org/stable/3289842

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.