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Quando Jacundá ensinou as mulheres a tocar as flautas sagradas
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Palavras-chave

Mulheres Indígenas
Sistemas de Conhecimento
Alto Rio Negro

Como Citar

SANTOS, Fabiane Vinente dos. Quando Jacundá ensinou as mulheres a tocar as flautas sagradas : circulação de conhecimentos entre mulheres no Noroeste Amazônico. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e023002 , 2023. DOI: 10.20396/maloca.v6i00.17277. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/17277. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O Alto Rio Negro constitui-se num dos mais complexos sistemas regionais ameríndios, composto por grupos étnicos pertencentes às famílias linguísticas Tukano, Arawak e Hupda e possuindo um extenso corpo de narrativas cosmogônicas, uma delas a da apropriação das flautas sagradas pelas mulheres. Nas versões Tukano (Ye’pa Masa) desta narrativa um personagem se sobressai como agente na transfiguração das mulheres em xamãs: o Jacundá (Crenicichla johana). Usando-a como ponto de partida, exploro literatura recente sobre circulação de conhecimento para questionar a ênfase involuntária dos estudos etnográficos sobre conhecimentos na transmissão das vitalidades masculinas, discutindo o eclipsamento das redes de conhecimento que têm as mulheres como protagonistas, dentre as quais destaco: a roça, a olaria, a confecção de cuias e o artesanato de tucum. As mulheres constituem suas redes de circulação de conhecimento de forma mais circular e horizontalizada que as redes masculinas.

https://doi.org/10.20396/maloca.v6i00.17277
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