Aplicação da IA na educação
Neste número é apresentado algumas artigos contextualizados na temática " Inteligência Artificial na Educação", iniciando um forma de reflexão sobre a introdução da inteligência artificial aplicada na educação. Procuramos apresentar algumas reflexôes sobre aproximação da inteligência artificial na educação, passando para a questão da ética e privacidade dos dados, assim como alguns propostas de aplicação da inteligência artificila na educação.
PDF

Palavras-chave

Educação

Como Citar

DORES, Ariana Regina das; OLIVEIRA, Giovana Fadini de; ESPITTI, Ligia Bagio; FRANCO, Rômulo. Aplicação da IA na educação: proposta de um projeto ou utilização de chatbot como sistema de tutorial aplicado em um ava. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 7, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15211. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia, no passado quando se falava em inteligência artificial (IA), automaticamente pensávamos imediatamente na figura de um robô, mas percebemos que a IA vai muito além da robótica e está muito mais viva e presente no cotidiano das pessoas nas mais diversificadas aplicações dentre elas podemos citar: automobilística, jogos, digitais ou não, smartphone, medicina, realização de exames, previsão do tempo, na educação por meio dos chatbots educacionais, dentre outros.

PDF

Referências

BARROS, D. M. V.; GUERREIRO, A. M. Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots. Espaço pedagógico, v. 26, n. 2, Passo Fundo, p. 410-431, 2019.

CAMOLESI, A. R.; JUBRAN L. K. Z. Estudo dos conceitos de inteligência artificial e o seu uso em chatbots. 2017. Disponível em: https://document.onl/documents/estudo-dos-conceitosde-inteligencia-artificial-e-o-inteligentes-como-e-o.html>. Acesso em: 12 junho 2020.

CARVALHO JÚNIOR, C. F.; CARVALHO, K. R. S. A. Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, 2018.

LEÃO, M. F.; REHFELDT, M. J. H.; MARCHI, M. I. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta de apoio ao ensino presencial. Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 32–51, 2013.

MARTINS, D. O.; TIZIOTTO, S. A.; CAZARINI, E. W. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs). Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 15, 2016.

MELO, J. N. B.; FILHO, A. B. C.; LIMA, J. V. A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-chatbot. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-20, 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Ariana Regina das Dores, Giovana Fadini de Oliveira, Ligia Bagio Espitti, Rômulo Franco

Downloads

Não há dados estatísticos.