Conectando e formando professores através da rede social approfs

Autores

  • Evelin Haslinger Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael da Gama Cavallari Instituto Federal de São Paulo
  • Ricardo Guilherme M. de Almeida
  • Rute Dias de F. Queiroz

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O acesso às tecnologias da informação e da comunicação tornou-se realidade e de acesso universal no Brasil, principalmente, a partir da década de 90 com a popularização da web. Com a evolução das tecnologias e a expansão da internet, acompanhamos também as mudanças da sociedade, das instituições escolares e por consequência dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelin Haslinger Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em andamento em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rafael da Gama Cavallari, Instituto Federal de São Paulo

Mestrado em ProfMat - Mestrado Profissional em Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo.

Referências

ANDRADE, Julia Pinheiro; SARTORI, Juliana. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. MEC - Ministério da Educação (Org.). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22/06/2020.

BROWN, Tim; THINKING, Design. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Design Thinking. São Paulo: Campus, 2010.

FAVA, Rui. Trabalho, Educação e Inteligência Artificial: A Era do Indivíduo Versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.

HASLINGER, Evelin de Oliveira; SAGGIN, Lívia; ALBUQUERQUE, Marina Zoppas de. A interface da educação e comunicação para além dos muros da escola: educomunicação como práxis libertadora no contexto não-escolar. In: Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LIRA, Bruno Carneiro. Práticas Pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

POZZEBON, Eliane; FRIGO, Luciana Bolan; BITTENCOURT, Guilherme. Inteligência artificial na educação universitária: quais as contribuições. Revista do Centro de Ciências da Economia e Informática da Universidade da Região da Campanha Urcamp, Editora da URCAMP-EDIURCAMP, v. 8, n. 13, p. 34-41, 2004.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais. In: CITELLI, Adilson et al. (Ed.). Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. Editora Contexto, 2014. SERRES, Michel. A Polegarzinha. Rio de Janeiro: Berttrand Brasil, 2015.

THADEI, Jordana. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

BARBOSA, E. H.; CAVALLARI, R. da G. .; ALMEIDA, R. G. M. de .; QUEIROZ, R. D. de F. . Conectando e formando professores através da rede social approfs. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 7, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15212. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos