Resumo
O acesso às tecnologias da informação e da comunicação tornou-se realidade e de acesso universal no Brasil, principalmente, a partir da década de 90 com a popularização da web. Com a evolução das tecnologias e a expansão da internet, acompanhamos também as mudanças da sociedade, das instituições escolares e por consequência dos estudantes.
Referências
ANDRADE, Julia Pinheiro; SARTORI, Juliana. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. MEC - Ministério da Educação (Org.). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22/06/2020.
BROWN, Tim; THINKING, Design. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Design Thinking. São Paulo: Campus, 2010.
FAVA, Rui. Trabalho, Educação e Inteligência Artificial: A Era do Indivíduo Versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.
HASLINGER, Evelin de Oliveira; SAGGIN, Lívia; ALBUQUERQUE, Marina Zoppas de. A interface da educação e comunicação para além dos muros da escola: educomunicação como práxis libertadora no contexto não-escolar. In: Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LIRA, Bruno Carneiro. Práticas Pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
POZZEBON, Eliane; FRIGO, Luciana Bolan; BITTENCOURT, Guilherme. Inteligência artificial na educação universitária: quais as contribuições. Revista do Centro de Ciências da Economia e Informática da Universidade da Região da Campanha Urcamp, Editora da URCAMP-EDIURCAMP, v. 8, n. 13, p. 34-41, 2004.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais. In: CITELLI, Adilson et al. (Ed.). Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. Editora Contexto, 2014. SERRES, Michel. A Polegarzinha. Rio de Janeiro: Berttrand Brasil, 2015.
THADEI, Jordana. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Evelin Haslinger Barbosa, Rafael da Gama Cavallari, Ricardo Guilherme M. de Almeida, Rute Dias de F. Queiroz