Aplicação da IA na educação

proposta de um projeto ou utilização de chatbot como sistema de tutorial aplicado em um ava

Autores

  • Ariana Regina das Dores Prefeitura Municipal de Nova Odessa
  • Giovana Fadini de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Ligia Bagio Espitti
  • Rômulo Franco

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia, no passado quando se falava em inteligência artificial (IA), automaticamente pensávamos imediatamente na figura de um robô, mas percebemos que a IA vai muito além da robótica e está muito mais viva e presente no cotidiano das pessoas nas mais diversificadas aplicações dentre elas podemos citar: automobilística, jogos, digitais ou não, smartphone, medicina, realização de exames, previsão do tempo, na educação por meio dos chatbots educacionais, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariana Regina das Dores, Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Básica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Nova Odessa - SP e da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D'oeste - SP.

Giovana Fadini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda na Faculdade de Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BARROS, D. M. V.; GUERREIRO, A. M. Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots. Espaço pedagógico, v. 26, n. 2, Passo Fundo, p. 410-431, 2019.

CAMOLESI, A. R.; JUBRAN L. K. Z. Estudo dos conceitos de inteligência artificial e o seu uso em chatbots. 2017. Disponível em: https://document.onl/documents/estudo-dos-conceitosde-inteligencia-artificial-e-o-inteligentes-como-e-o.html>. Acesso em: 12 junho 2020.

CARVALHO JÚNIOR, C. F.; CARVALHO, K. R. S. A. Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, 2018.

LEÃO, M. F.; REHFELDT, M. J. H.; MARCHI, M. I. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta de apoio ao ensino presencial. Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 32–51, 2013.

MARTINS, D. O.; TIZIOTTO, S. A.; CAZARINI, E. W. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs). Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 15, 2016.

MELO, J. N. B.; FILHO, A. B. C.; LIMA, J. V. A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-chatbot. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-20, 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

DORES, A. R. das .; OLIVEIRA, G. F. de; ESPITTI, . L. B. .; FRANCO, R. . Aplicação da IA na educação: proposta de um projeto ou utilização de chatbot como sistema de tutorial aplicado em um ava. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 7, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15211. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)