Resumo
Este artigo é parte de um projeto financiado pelo CNPq através do Edital PROUCA, envolvendoa Fundação CPqD e a Faculdade de Educação da UNICAMP, objetivando o desenvolvimento de um ambiente interativo de autoria para ser integrado à plataforma do UCA. O projeto também oferece um curso de capacitação a distância para professores que lecionam em escolas contempladas com o programa do Governo Federal do Brasil, denominado PROUCA – Programa Um Computador por Aluno, visando o aprimoramento de competências necessárias para elaborar e utilizar conteúdos do ambiente em sala de aula.
Referências
DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 5 a Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9ª Ed. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1981.
GARBIN, M.C. Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000779100&opt=4. Acesso em: 12 de Julho de 2013.
GARCIA, M.; RABELO, D. F.; SILVA, D.; AMARAL, S. F. (2011). Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, Vol. 14, nº. 1, pág. 79 a 87, jan./abr. 2011. Disponível em: http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v14n1/07.pdf Acesso em: 30 de Junho de 2013.
Um Computador por Aluno: a experiência brasileira. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2008. 193 p.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Simone Aparecida Aleixo Amorim, Yulios Zavala Huaman, Alessandra Gomes, Sergío Ferreira do Amaral, José Eduardo Canhone