Modelo de produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem com mobilidade
Microaprendizagem
Linguagens híbridas
Linguagem hipermídia
Dispositivos móveis

Como Citar

SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Modelo de produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 2, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15141. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Relata pesquisa de natureza teórica e conceitual, abordando questões como a aprendizagem com mobilidade, microaprendizagem, microconteúdo e hipermídia, microconteúdo educacional e linguagens híbridas. Salienta os desafios relativos à introdução de dispositivos móveis nas práticas educacionais. Consideram-se as limitações físicas e a natureza fragmentada da interação móvel, sob as quais os microconteúdos sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e dotados de elementos pedagógicos. Microconteúdo educacional é analisado sob a perspectiva da hipermídia, considerando-se o predomínio das linguagens híbridas nas mídias digitais. Apresenta um modelo de produção de microconteúdo educacional para ambiente virtual de aprendizagem baseado nas linguagens híbridas.

PDF

Referências

ALVES, S. M. Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia históricocultural. Chapecó: Argos, 2012. 274 p.

BEHAR, P. A.; BERNARDI, M.; SILVA, K. K. A. da. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância: a construção e validação de um objeto de aprendizagem. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, jul. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14088/7984. Acesso em: 22 mar. 2013.

BUCHEM, I.; HAMELMANN, H. Microlearning: a strategy for ongoing professional development. eLearning Papers, n. 21, p.1-15, Sept. 2010. Disponível em: http://www.elearningeuropa.info/files/media/media23707.pdf. Acesso em: 20 nov. 2010.

DRUIN, A. (Ed.). Mobile technology for children: designing for interaction and learning. Burlington: Morgan Kaufmann, 2009. 353 p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 253 p.

FREITAS, P. C. de. Mudanças nos processos de produção de conteúdo audiovisual: influências da cultura da convergência. 2009. Monografia – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

GABRIELLI, S.; KIMANI, S.; CATARCI, T. The design of microlearning experiences: a research agenda. In: HUG, T.; LINDNER, M.; BRUCK, P. A. (Ed.). Microlearning: emerging concepts, practices and technologies after e-learning: proceedings of Microlearning Conference 2005: learning & working in new media. Innsbruck, Áustria: Innsbruck University Press, 2006. p. 45-53.

GUY, R. (Ed.). The evolution of mobile teaching and learning. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2009. 296 p. HARDLESS, C.; LUNDIN, J.; NULDÉN, U. Mobile competence development for nomads. 2001. Disponível em: http://users.jyu.fi/~pmakkone/cs/elearning/Apumateriaali/MOBILEARNHICSS34.pdf. Acesso em: 12 out. 2011.

HUG, T. (Ed.). Didactics of microlearning: concepts, discourses and examples. Münster: Waxmann Verlag, 2007. 424 p.

HUG, T. Microlearning: a new pedagogical challenge (introductory note). In: HUG, T.; LINDNER, M.; BRUCK, P. A. (Ed.). Microlearning: emerging concepts, practices and technologies after elearning: proceedings of Microlearning Conference 2005: learning & working in new media. Innsbruck, Áustria: Innsbruck University Press, 2006. p. 8-11.

IEEE-RITA. Revista Iberoamericana de Tecnologías del Aprendizaje. Madrid: IEEE Education Society, v. 5, n. 4, nov. 2010. Aprendizaje móvil: tendências, cuestiones y retos. Disponível em: http://rita.det.uvigo.es/201011/uploads/IEEE-RITA.2010.V5.N4.pdf. Acesso em: 29 dez. 2010.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2011. 428 p.

LEENE, A. Microcontent is everywhere!!!: defining microcontent. [Innsbruck, Áustria, 2006a]. 9 p. Disponível em: http://www.sivas.com/microcontent/articles/ML2006/MicroContent.pdf. Acesso em: 9 abr. 2012.

LEENE, A. Microcontent is everywhere (on microlearning). In: HUG, T., LINDNER, M., BRUCK, P. A. (Ed.). Micromedia & e-learning 2.0: gaining the big picture: proceedings of Microlearning Conference 2006. Innsbruck, Austria: Innsbruck University Press, 2006b. p. 20-40.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010. 295 p. (Coleção Cibercultura). LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2007. 260 p. (Coleção TRANS).

MEIRELLES, L. F. T.; TAROUCO, L. M. R.; SILVA, G. de G. da. Aprendizagem com mobilidade para as atividades de práticas em cursos de licenciatura. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jul. 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13871/7791. Acesso em: 29 dez. 2010.

NAISMITH, L.; LONSDALE, P.; VAVOULA, G.; SHARPLES, M. Literature review in mobile technologies and learning. Bristol, UK: University of Birmingham, 2006. 48 p. (FutureLab Series. Report, 11). Disponível em: http://archive.futurelab.org.uk/resources/documents/lit_reviews/Mobile_Review.pdf. Acesso em: 27 jan. 2011.

NIELSEN, J. Microcontent: how to write headlines, page titles, and subject lines. 1998.

O´MALLEY, C.; VAVOULA, G.; GLEW, J. P.; TAYLOR, J.; SHARPLES, M.; LEFRERE, P.; LONSDALE, P.; NAISMITH, L.; WAYCOTT, J. MOBIlearn – guidelines for learning/teaching/tutoring in a mobile environment. [Nottingham: University of Nottingham, 2005]. 82 p. (Pedagogical methodologies and paradigms, WP 4).

REINHARD, N.; SACCOL, A. Z.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. L. V.; KRISTOFFERSEN, S. Aprendizagem com mobilidade no contexto organizacional. [Porto Alegre: Unisinos, 2007].

SACCOL, A. I. C. Z.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. L. V.; REINHARD, N.; SARMENTO, C. M-learning adoption in Brazil. In: GUY, R. (Ed.). The evolution of mobile teaching and learning. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2009. cap. 5, p. 103-118.

SÁNCHEZ-ALONSO, S.; SICILIA, M.-A.; GARCÍA-BARRIOCANAL, E.; ARMAS, T. From microcontents to micro-learning objects – which semantics are required? (semantics for microlearning). In: HUG, T.; LINDNER, M.; BRUCK, P. A. (Ed.). Micromedia & e-learning 2.0: gaining the big picture: proceedings of Microlearning Conference 2006. Innsbruck, Áustria: Innsbruck University Press, 2006. p. 295-303.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2010. 357 p.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras; Fapesp, 2009. 431 p.

SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011a. 468 p. (Comunicação).

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2011b. 191 p. (Comunicação).

SANTAELLA, L. O que é semiótica. 31. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2011c. 131 p. (Primeiros passos, 103).

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. 4. reimpr. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 186 p.

SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do twitter. São Paulo: Paulus, 2010. 137 p. (Comunicação).

SCHLEMMER, E.; SACCOL, A. Z.; BARBOSA, J.; REINHARD, N. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: casos no contexto brasileiro. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 13., 2007, Curitiba. Anais: trabalhos científicos. [São Paulo: ABED, 2007]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007112411PM.pdf. Acesso em: 28 mar. 2011.

SILVA, M. J. et al. Adding space and senses to mobile world exploration. In: DRUIN, A. (Ed.). Mobile technology for children: designing for interaction and learning. Burlington: Morgan Kaufmann, 2009. p. 147-169.

TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Aprendizagem colaborativa e web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp. p. 49-72, mar. 2011. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2281/pdf_51. Acesso em: 12 dez. 2011.

VASQUES FILHO, P. F. B. TV jovem: patrolando as três matrizes da linguagem. 2006. 88 f. Monografia (Conclusão da Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) - Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, 2006.

VAVOULA, G.; PACHLER, N.; KUKULSKA-HULME, A. (Ed.). Researching mobile learning: frameworks, tools and research designs. Oxford: Peter Lang, 2010. 367 p.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 182 p. (Psicologia e pedagogia).

VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. 228 p. (Educação crítica).

ZANELLA, A. S.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. L. V.; REINHARD, N. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. 2009. Disponível em: http://gpedunisinos.files.wordpress.com/2009/06/art_m-learning-ouaprendizagem-com-mobilidade.pdf. Acesso em: 10 out. 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Marcia Izabel Fugisawa Souza, Sérgio Ferreira do Amaral

Downloads

Não há dados estatísticos.