Resumo
Relata pesquisa de natureza teórica e conceitual, abordando questões como a aprendizagem com mobilidade, microaprendizagem, microconteúdo e hipermídia, microconteúdo educacional e linguagens híbridas. Salienta os desafios relativos à introdução de dispositivos móveis nas práticas educacionais. Consideram-se as limitações físicas e a natureza fragmentada da interação móvel, sob as quais os microconteúdos sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e dotados de elementos pedagógicos. Microconteúdo educacional é analisado sob a perspectiva da hipermídia, considerando-se o predomínio das linguagens híbridas nas mídias digitais. Apresenta um modelo de produção de microconteúdo educacional para ambiente virtual de aprendizagem baseado nas linguagens híbridas.
Referências
ALVES, S. M. Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia históricocultural. Chapecó: Argos, 2012. 274 p.
BEHAR, P. A.; BERNARDI, M.; SILVA, K. K. A. da. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância: a construção e validação de um objeto de aprendizagem. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, jul. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14088/7984. Acesso em: 22 mar. 2013.
BUCHEM, I.; HAMELMANN, H. Microlearning: a strategy for ongoing professional development. eLearning Papers, n. 21, p.1-15, Sept. 2010. Disponível em: http://www.elearningeuropa.info/files/media/media23707.pdf. Acesso em: 20 nov. 2010.
DRUIN, A. (Ed.). Mobile technology for children: designing for interaction and learning. Burlington: Morgan Kaufmann, 2009. 353 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 253 p.
FREITAS, P. C. de. Mudanças nos processos de produção de conteúdo audiovisual: influências da cultura da convergência. 2009. Monografia – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
GABRIELLI, S.; KIMANI, S.; CATARCI, T. The design of microlearning experiences: a research agenda. In: HUG, T.; LINDNER, M.; BRUCK, P. A. (Ed.). Microlearning: emerging concepts, practices and technologies after e-learning: proceedings of Microlearning Conference 2005: learning & working in new media. Innsbruck, Áustria: Innsbruck University Press, 2006. p. 45-53.
GUY, R. (Ed.). The evolution of mobile teaching and learning. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2009. 296 p. HARDLESS, C.; LUNDIN, J.; NULDÉN, U. Mobile competence development for nomads. 2001. Disponível em: http://users.jyu.fi/~pmakkone/cs/elearning/Apumateriaali/MOBILEARNHICSS34.pdf. Acesso em: 12 out. 2011.
HUG, T. (Ed.). Didactics of microlearning: concepts, discourses and examples. Münster: Waxmann Verlag, 2007. 424 p.
HUG, T. Microlearning: a new pedagogical challenge (introductory note). In: HUG, T.; LINDNER, M.; BRUCK, P. A. (Ed.). Microlearning: emerging concepts, practices and technologies after elearning: proceedings of Microlearning Conference 2005: learning & working in new media. Innsbruck, Áustria: Innsbruck University Press, 2006. p. 8-11.
IEEE-RITA. Revista Iberoamericana de Tecnologías del Aprendizaje. Madrid: IEEE Education Society, v. 5, n. 4, nov. 2010. Aprendizaje móvil: tendências, cuestiones y retos. Disponível em: http://rita.det.uvigo.es/201011/uploads/IEEE-RITA.2010.V5.N4.pdf. Acesso em: 29 dez. 2010.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2011. 428 p.
LEENE, A. Microcontent is everywhere!!!: defining microcontent. [Innsbruck, Áustria, 2006a]. 9 p. Disponível em: http://www.sivas.com/microcontent/articles/ML2006/MicroContent.pdf. Acesso em: 9 abr. 2012.
LEENE, A. Microcontent is everywhere (on microlearning). In: HUG, T., LINDNER, M., BRUCK, P. A. (Ed.). Micromedia & e-learning 2.0: gaining the big picture: proceedings of Microlearning Conference 2006. Innsbruck, Austria: Innsbruck University Press, 2006b. p. 20-40.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010. 295 p. (Coleção Cibercultura). LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2007. 260 p. (Coleção TRANS).
MEIRELLES, L. F. T.; TAROUCO, L. M. R.; SILVA, G. de G. da. Aprendizagem com mobilidade para as atividades de práticas em cursos de licenciatura. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jul. 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13871/7791. Acesso em: 29 dez. 2010.
NAISMITH, L.; LONSDALE, P.; VAVOULA, G.; SHARPLES, M. Literature review in mobile technologies and learning. Bristol, UK: University of Birmingham, 2006. 48 p. (FutureLab Series. Report, 11). Disponível em: http://archive.futurelab.org.uk/resources/documents/lit_reviews/Mobile_Review.pdf. Acesso em: 27 jan. 2011.
NIELSEN, J. Microcontent: how to write headlines, page titles, and subject lines. 1998.
O´MALLEY, C.; VAVOULA, G.; GLEW, J. P.; TAYLOR, J.; SHARPLES, M.; LEFRERE, P.; LONSDALE, P.; NAISMITH, L.; WAYCOTT, J. MOBIlearn – guidelines for learning/teaching/tutoring in a mobile environment. [Nottingham: University of Nottingham, 2005]. 82 p. (Pedagogical methodologies and paradigms, WP 4).
REINHARD, N.; SACCOL, A. Z.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. L. V.; KRISTOFFERSEN, S. Aprendizagem com mobilidade no contexto organizacional. [Porto Alegre: Unisinos, 2007].
SACCOL, A. I. C. Z.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. L. V.; REINHARD, N.; SARMENTO, C. M-learning adoption in Brazil. In: GUY, R. (Ed.). The evolution of mobile teaching and learning. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2009. cap. 5, p. 103-118.
SÁNCHEZ-ALONSO, S.; SICILIA, M.-A.; GARCÍA-BARRIOCANAL, E.; ARMAS, T. From microcontents to micro-learning objects – which semantics are required? (semantics for microlearning). In: HUG, T.; LINDNER, M.; BRUCK, P. A. (Ed.). Micromedia & e-learning 2.0: gaining the big picture: proceedings of Microlearning Conference 2006. Innsbruck, Áustria: Innsbruck University Press, 2006. p. 295-303.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2010. 357 p.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras; Fapesp, 2009. 431 p.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011a. 468 p. (Comunicação).
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2011b. 191 p. (Comunicação).
SANTAELLA, L. O que é semiótica. 31. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2011c. 131 p. (Primeiros passos, 103).
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. 4. reimpr. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 186 p.
SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do twitter. São Paulo: Paulus, 2010. 137 p. (Comunicação).
SCHLEMMER, E.; SACCOL, A. Z.; BARBOSA, J.; REINHARD, N. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: casos no contexto brasileiro. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 13., 2007, Curitiba. Anais: trabalhos científicos. [São Paulo: ABED, 2007]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007112411PM.pdf. Acesso em: 28 mar. 2011.
SILVA, M. J. et al. Adding space and senses to mobile world exploration. In: DRUIN, A. (Ed.). Mobile technology for children: designing for interaction and learning. Burlington: Morgan Kaufmann, 2009. p. 147-169.
TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Aprendizagem colaborativa e web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp. p. 49-72, mar. 2011. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2281/pdf_51. Acesso em: 12 dez. 2011.
VASQUES FILHO, P. F. B. TV jovem: patrolando as três matrizes da linguagem. 2006. 88 f. Monografia (Conclusão da Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) - Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, 2006.
VAVOULA, G.; PACHLER, N.; KUKULSKA-HULME, A. (Ed.). Researching mobile learning: frameworks, tools and research designs. Oxford: Peter Lang, 2010. 367 p.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 182 p. (Psicologia e pedagogia).
VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. 228 p. (Educação crítica).
ZANELLA, A. S.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. L. V.; REINHARD, N. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. 2009. Disponível em: http://gpedunisinos.files.wordpress.com/2009/06/art_m-learning-ouaprendizagem-com-mobilidade.pdf. Acesso em: 10 out. 2011.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Marcia Izabel Fugisawa Souza, Sérgio Ferreira do Amaral