Ambientes tecnológicos interativos e educação
PDF

Palavras-chave

Ambientes tecnológicos interativos
Inovação tecnológica
Ensino de engenharia
Formação de professores
Indicadores estatísticos

Como Citar

VERASZTO, Estéfano Vizconde; AMARAL, Sérgio Ferreira do; BARRETO , Gilmar. Ambientes tecnológicos interativos e educação: uma proposta para inovação tecnológica. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 2, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15140. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta projeto de parceria acadêmica entre o grupo de Controle, Estimação e Modelagem, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP e o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Essa parceria nasceu com o intuito de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. Para o desenvolvimento da proposta será adotada metodológica qualitativa de Análise de Conteúdo para a análise bibliográfica e metodologia quantitativa de Análise Multivariada para mapeamento das perspectivas do público-alvo.

PDF

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991.

BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento. 2002. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.

COHEN, L.; MARION, L. Action Research. Ethics and Research Methods in Education - Research methods in education. 4 th ed. London: Routledge, 1994.

FEITOSA, D. F.; ALVES, K. C.; NUNES NETO, P. Conceitos de interatividade e suas funcionalidades na TV digital. Revista Eletrônica Temática, v. 4, n. 6, jun. 2008. Disponível em: http://www.insite.pro.br/2008/15.pdf. Acesso em: 05 mar. 2013.

FRAGOSO, S. De interações e interatividade. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO – COMPÓS, 10., 2001, Brasília, DF. Texto apresentado e debatido no Grupo de Trabalho Comunicação e Sociedade Tecnológica. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://www.academia.edu/247813/de_interacoes_e_interatividade. Acesso em: 05 mar. 2013.

GABOCORP. Definições de Interatividade. Gabocorp. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/artcult/gabocorp/. Acesso: 05 mar. 2013.

GODOY, A. S.; SANTOS, F. C. dos; MOURA, J. A. de. Avaliação do impacto dos anos de graduação sobre os alunos. Estudo exploratório com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de uma faculdade particular de São Paulo. Administração On Line: Prática – Pesquisa – Ensino, São Paulo, v. 2, n. 1, jan./fev./mar. 2001. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art21/arilda21.htm. Acesso em: 08 mar. 2013.

OEA. Ciência, tecnologia, engenharia e inovação para o desenvolvimento: uma visão para as Américas no século XXI. Washington, D. C., 2005. 105 p.

PRIMO, A. F. T.; CASSOL, M. B. F. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 65-80, out. 1999. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6286/3756. Acesso em: 05 mar. 2013.

RICHARDS, R. Users, interactivity and generation. New Media & Society, v. 8, p. 531-550, Aug. 2006.

ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. T. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a09v36n1.pdf. Acesso em: 08 mar. 2013.

TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial! 2009. Disponível em: http://www.terraforum.com.br/biblioteca/Documents/libdoc00000011v002Gestao%20do%20Con hecimento_%20O%20grande%20desafio%20e.pdf. Acesso em: 08 mar. 2013. (Biblioteca TerraForum Consultores).

VERASZTO, E. V. et al. La educación y la interactividad: posibilidades innovadoras. Icono 14 - Revista de Comunicación, Educación y TIC, Madrid, v. 1, p. 655-665, 2009.

VERASZTO, E. V. et al. TVDi y interactividad: preparación de escalas tipo Likert para evaluación de la percepción del público en el contexto intercultural Brasil-España. In: AMARAL, S. F.; SOUZA, M. I. F. (Org.). TV digital na educação: contribuições inovadoras. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2011. p. 145-174.

WAISMAN, T. Usabilidade em serviços educacionais em ambiente de TV digital. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade São Paulo, São Paulo, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Estéfano Vizconde Veraszto, Sérgio Ferreira do Amaral, Gilmar Barreto

Downloads

Não há dados estatísticos.