Banner Portal
Formando jovens pesquisadores da periferia paulistana para a cidadania ativa
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Pesquisa social
Desigualdade na educação
Periferia
Extensão
Gestão social

Cómo citar

Cecchini , V. K., Padula , R. S., & Aguerre, P. (2020). Formando jovens pesquisadores da periferia paulistana para a cidadania ativa. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 1(1), 53–60. https://doi.org/10.20396/ijoce.v1i1.14035

Resumen

O presente trabalho aborda a experiência de desenvolvimento e os resultados alcançados em um projeto de extensão para formação de jovens pesquisadores sociais na periferia de São Paulo por meio de uma parceria entre a universidade e organização social do território do  M´Boi Mirim, que permitiu mobilizar uma rede de organizações participantes diante de um objetivo comum. O projeto resultou em uma rica experiência de gestão social, promovendo o protagonismo dos jovens no desenho e elaboração de pesquisa e no debate de soluções para os problemas por eles vivenciados, a saber, as dificuldades do ingresso no ensino superior. O resultado foi a cocriação de um projeto de pesquisa pelos jovens participantes com acompanhamento e orientação dos docentes coordenadores e dos parceiros, sistematizando um conhecimento difuso a respeito do assunto, a partir de suas experiências e vivências pessoais, transformado e aprimorado por meio de diferentes estratégias de pesquisa. A região de atuação é marcada pela ocupação em área de mananciais que sofreu uma urbanização acelerada e desordenada, marcada pela escassez de políticas públicas e baixo nível de renda. Entre as principais dificuldades, junto à precariedade habitacional e da infraestrutura urbana, está a exclusão educacional, refletida nos altos índices de evasão e na dificuldade de acesso e permanência no ensino superior. A ação relatada coloca em evidência os desafios das instituições de ensino superior quanto ao acesso e permanência e a importância de políticas de extensão que aproximem a universidade dos jovens das periferias, buscando os caminhos de sua inclusão cidadã.

https://doi.org/10.20396/ijoce.v1i1.14035
PDF (Português (Brasil))

Citas

Aguerre, P. (2019). Fundamentos da organização da vida social e política no Brasil: relações Estado e sociedade e o papel das organizações da sociedade civil. In: Junqueira, Luciano Antônio Prates, & Padula, Roberto Sanches (Orgs.). Gestão de organizações da sociedade civil. São Paulo: Tiki Books.

Aguerre, P, Piragino, M. (Xixo), & Rodrigues, I. C. (2019). Formando socializadores-multiplicadores em Cidadania e Direitos Humanos no poder público: a experiência da Escola de Governo de São Paulo. In: Penzim, Adriana Maria Brandão, Souza, Robson Sávio Reis, & Alves, Claudemir Francisco (Orgs). Na cidade: micropolíticas e modos de existência. Belo Horizonte: Editora PUC Minas Gerais, NESP.

Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis. (2010). A Formação do pesquisador social. In: CEDPOC. Jovens pesquisadores sociais: a formação de jovens no Projeto de Proteção ao Jovem em Territórios vulneráveis. São Paulo.

França Filho, G. C. (2007, maio). Definindo Gestão Social. Texto apresentado no I Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social - Enapegs – Juazeiro do Norte-CE, I.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2017). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília. Recuperado em 20 janeiro, 2020 de: http://www.ipea.gov.br/ods/

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2021 Revista Internacional de Extensão da UNICAMP

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.