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Projeto M.A.F.A.L.D.A
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Palavras-chave

Inclusão
Diversidade
Meninas
Oficinas científicas e tecnológicas
Ciências duras

Como Citar

Castellano, G., Freitas, L. R. de, Souza, C. M. I. de, Takahashi, M. E. S., Costa, P. D. P., Béron, F., … Cotta, M. A. (2023). Projeto M.A.F.A.L.D.A: Meninas na químicA, Física e engenhariA para Liderar o Desenvolvimento em ciênciA. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 4(00), e023002. https://doi.org/10.20396/ijoce.v4i00.18449

Resumo

Introdução: A sub-representação de mulheres nas áreas de ciências duras, conhecidas como STEM (de science, technology, engineering and math), é um fenômeno mundial que vem sendo discutido há já algum tempo na academia. No entanto, também tem sido mostrado que a participação de mulheres nessas áreas traz contribuições importantes. O projeto M.A.F.A.L.D.A surgiu com o objetivo de incentivar meninas do Ensino Fundamental II (EF-II) e do Ensino Médio (EM) de escolas públicas a cursarem carreiras superiores nas áreas STEM. 

Métodos: O projeto trabalha em parceria com escolas públicas. As alunas selecionadas dessas escolas participam em quatro tipos de atividades: 1) oficinas em temas científicos de ponta; 2) palestras ministradas por mulheres que trabalham em STEM; 3) “sessões de cinema” sobre a temática de mulheres em STEM; 4) rodas de conversa com alunas de graduação e/ou pós-graduação da universidade sede, que cursam carreiras nas áreas STEM. 

Resultados/Discussão: Até o momento, o projeto atuou por três anos, atendendo três escolas públicas e 145 alunas do EM e 9º ano do EF-II. Também participaram do projeto 22 alunas de graduação, seis de pós-graduação e três pesquisadoras de pós-doutorado da UNICAMP.

Conclusão: O retorno geral das participantes do projeto tem sido muito positivo. Algumas alunas de EM entraram em carreiras nas áreas de STEM em universidades públicas e outras foram incentivadas a continuar sua formação de nível superior e entraram em outras carreiras, em universidades públicas e privadas, após a participação no M.A.F.A.L.D.A. O projeto impactou a formação de cidadãs das alunas da UNICAMP.

https://doi.org/10.20396/ijoce.v4i00.18449
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