Banner Portal
Construindo alento
PDF

Palavras-chave

Comunidades vulneráveis
Inclusão social
Empregabilidade
Emprego digno
Extensão universitária

Como Citar

Gavira, M. de O., Gimenez, A. M. N., & Capitani, C. (2023). Construindo alento: extensão para emprego digno e autonomia produtiva. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 4(00), e023005. https://doi.org/10.20396/ijoce.v4i00.17815

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar o “Projeto de Extensão Construindo Alento”, concebido para fortalecer e desenvolver capacidades dos membros das comunidades Vila Paula (Campinas, SP) e Bairro Geada (Limeira, SP) a partir de iniciativas dialógicas e participativas na área de emprego digno e autonomia produtiva (empreendedorismo). Essas duas comunidades ficam em cidades nas quais a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui campi. O projeto contou com o financiamento do 3º Edital ProEC - PEX 2021, com início em janeiro de 2022. Para a concepção do projeto, partimos de entendimentos consolidados, na literatura especializada, sobre o papel fundamental que as universidades, especialmente as públicas, podem desempenhar em suas localidades, notadamente em momentos de grandes desafios e crises que assolam a sociedade. Os métodos utilizados foram: aplicação de questionários e observações (visitas), com finalidade de identificar demandas. As ações realizadas foram as seguintes: 1) visitas nas e das comunidades; 2) rodas de conversa; 3) elaboração de vídeos, guias e manuais para acesso a emprego digno e aos ensinos técnico e superior; 4) projetos de final de curso de estudantes dos cursos de Administração e Administração Pública da Unicamp. Participaram do projeto, estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), integrantes do Grupo de Estudos sobre Relações Universidade e Sociedade (GRUS/Unicamp), parceiros externos - Senai/Campinas, Associação de Moradores da Vila San Martin, Centro de Esportes e Artes Unificado de Limeira (CEU) do Bairro Geada, Escola Estadual Dr. Telemaco Paioli Melges e Centro de Voluntariado Universitário - Limeira.

https://doi.org/10.20396/ijoce.v4i00.17815
PDF

Referências

Adger, W. N. (2000). Social and ecological resilience: are they related? Progress in Human Geography, 24(3), 347–364. https://doi.org/10.1191/030913200701540465

Anvisa. (2004). Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Resolução-RDC no 216/2004 (3rd ed.). Brasília: Anvisa. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/alimentos/manuais-guias-e-orientacoes/cartilha-boas-praticas-para-servicos-de-alimentacao.pdf

Costa, M. A. et al. (2018). Vulnerabilidade social no Brasil: conceitos, métodos e primeiros resultados para municípios e regiões metropolitanas brasileiras. Texto para discussão. Brasília, Rio de Janeiro: IPEA. https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8257

Freire, P. (1983). Extensão ou Comunicação? (8. ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gadotti, M. (2017). Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire.

Gurgel, R. M. (1986). Extensão universitária: comunicação ou domesticação?. São Paulo: Cortez.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2020). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19. Brasília: IPEA. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/27946-divulgacao-semanal-pnadcovid1.html

Simet, L., Ramachandra, K. & Saadoun, S. (2020). The Other Pandemic: Fighting Inequality as We Beat Back Covid. Human Rights Watch. 2020. https://www.hrw.org/world-report/2021/essay/fighting-inequality-as-we-beat-back-covid

Taylor, H. L. & Luter, G. (2013). Anchor institutions: an interpretive review essay. New York: Anchor Institutions Task Force.

Thiollent, M. (2002). Construção do conhecimento e metodologia da extensão. Revista Cronos,3(2). https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15654

UNDP (2020). COVID-19 and Human Development: Assessing the Crisis, Envisioning the Recovery. New York: UNDP, 2020. http://hdr.undp.org/en/hdp-covid

Unicef. (2020). Impactos primários e secundários da COVID-19 em Crianças e Adolescentes. IBOPE Inteligência. https://uni.cf/3AFWPnM

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Extensão da UNICAMP

Downloads

Não há dados estatísticos.