Resumo
Objetivo: relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem, enfermeira e profissional de odontologia no processo de elaboração de estratégias de educação sobre alimentação adequada e saudável, direcionadas a pacientes com HAS e DM em uma Unidade de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro, durante a pandemia por COVID-19. Métodos: estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foi realizado processo de busca sobre a temática, em manuais e protocolos do Ministério da Saúde, e delineamento de intervenções, conforme contexto da unidade de saúde. Resultados: Foram definidas três estratégias: (1) folder com recomendações de acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira; (2) construção de painel demonstrando quantitativo de açúcares livres/carboidratos dos alimentos processados e ultraprocessados e; (3) fortalecimento das orientações alimentares durante consulta de enfermagem. Discussão: a literatura aponta a DM e a HAS como principais motivadoras para implementação de estratégias de educação em saúde na APS, devido a deficiência na adesão ao tratamento, que inclui hábitos alimentares. Contudo, são demonstradas lacunas quanto ao processo de educação em saúde, como o emprego de estratégias tradicionais que não exploram a discussão e crescimento em conjunto Conclusão: a elaboração de materiais para educação em saúde voltados aos usuários com HAS e DM se mostrou como experiência exitosa, repercutindo benefícios aos profissionais de saúde, por contarem com material adaptado à realidade do cenário; às acadêmicas de enfermagem, pela oportunização de aplicação de conhecimentos e; primordialmente, à população adscrita, por usufruírem de educação em saúde voltada às suas especificidades.
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