Banner Portal
Vinculação com o entorno socioeconômico a partir da integração ensino-extensão
PDF

Palavras-chave

Integração curricular
Engajamento social e comunitário
Desenvolvimento regional

Como Citar

Gimenez , A. M. N. ., & Bonacelli , M. B. M. . (2020). Vinculação com o entorno socioeconômico a partir da integração ensino-extensão: por uma universidade socialmente relevante . Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 1(1), 3–18. https://doi.org/10.20396/ijoce.v1i1.13919

Resumo

Este estudo tem natureza exploratória e qualitativa e está alicerçado em revisão de literatura de caráter interdisciplinar. Discutimos questões referentes às contribuições potenciais da Universidade (e das IES, em geral) para o desenvolvimento local/regional a partir da aprendizagem em serviço, tendo como fio condutor o conceito de desenvolvimento endógeno. Também esboçamos algumas recomendações para que a integração curricular da extensão universitária possa gerar práticas transformadoras. A inserção da extensão aos currículos universitários poderá promover mudanças substanciais na forma como os conhecimentos teóricos e as experiências práticas são apreendidas pelos estudantes. Além disso, ao se favorecer o protagonismo das comunidades destinatárias das ações, também se estimula e valoriza a aplicação social do conhecimento universitário e o fluxo de conhecimentos em uma via de mão dupla. 

https://doi.org/10.20396/ijoce.v1i1.13919
PDF

Referências

Angeles, O. G. (1992). Consideraciones en torno al concepto de extensión de la cultura y de los servicios. Revista de la Educación Superior, 81(21), 1-9. Recuperado de http://publicaciones.anuies.mx/revista/81

Albrieu, M. L. H. (2012). Una mirada sobre la extensión universitaria en Argentina. In: Cátedra Manuel Ancizar 2012-I. Educación Superior y debates para el desafio. Universidad Nacional de Colombia. Recuperado de http://www.bdigital.unal.edu.co/7472/1/marialilianaherreraalbrieu.20121.pdf

Amaral Filho (dez. 1996). Desenvolvimento Regional Endógeno em um Ambiente Federalista. Planejamento e Políticas Públicas, 14, 35-74. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/129

Arbo, P., & Benneworth, P. (2007). Understanding the regional contribution of higher education institutions. OECD Education Working Papers, 9, 1-76. Doi: http://dx.doi.org/10.1787/161208155312

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192

Bringle, R. G., & Hatcher, J. A. (2000) Institutionalization of Service Learning in Higher Education. The Journal of Higher Education, 71(3), 273-290, DOI: https://doi.org/10.1080/00221546.2000.11780823

Bringle, R. G., & Hatcher, J. A. (1995). A Service-Learning Curriculum for Faculty. Michigan Journal of Community Service Learning, 2, 112-122. Recuperado de https://scholarworks.iupui.edu/handle/1805/4591

Carbonari, M. E. E.; Pereira, A. C. (2007). A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, 10(10), p. 23-28. Recuperado de https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2133

Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching. Carnegie Community Engagement Classification 2020. 2018. Recuperado de https://www.brown.edu/swearer/carnegie/2020-classification-application-information

Coelho, G. C. (2017). La extensión universitaria y su inserción curricular. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, 5(2), 5-36. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19005/16028

Coimbra, Sousa, Figueiredo & Leite. (2019). Mapeamento da inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação das instituições públicas de educação superior brasileira. Coordenação Nacional – FORPROEX. Recuperado de https://bit.ly/2E85mqx

Conway, J. M., Amel, E. L., & Gerwien, D. P. (2009). Teaching and Learning in the Social Context: A Meta-Analysis of Service Learning’s Effects on Academic, Personal, Social, and Citizenship Outcomes. Teaching of Psychology, 36(4), 233–245. https://doi.org/10.1080/00986280903172969

Conway, C., Humphrey, L., Benneworth, P., Charles, D., & Younger, P. (2009). Characterising modes of university engagement with wider society: A literature review and survey of best practice. Newcastle upon Tyne: Newcastle University. Retrieved from https://strathprints.strath.ac.uk/48210/

D’Agostino, M. J. (2008). Fostering a civically engaged society: The university and service learning. Journal of Public Affairs Education, 14(2), 191-204. DOI: https://doi.org/10.1080/15236803.2008.12001519

Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (1997). Universities in the global knowledge economy: a triple helix of university-industry-government relations. London: Pinter.

European Indicators and Ranking Methodology for University Third Mission - E3M. (2012). Green paper: fostering and measuring ‘third mission in higher education institutions. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/118583/2/311212.pdf

Fernández-Larrea, C. M. G.; González, C. G. R. G. (2013). ¿Extensión universitaria, proyección social o tercera misión? Una reflexión necesaria. Revista Congreso Universidad, 2(2), 1-11. Recuperado de http://www.unitru.edu.pe/Publicaciones/Jornada/extension1.pdf

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. (2007). Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed. Recuperado de https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/documentos/colecao-extensao-universitaria

Freire, P. (1983). Extensão ou Comunicação (8. ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gimenez, A. M. N. (2017). As multifaces da relação universidade-sociedade e a construção do conceito de terceira missão (Tese de Doutorado em Política Científica e Tecnológica. Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas). Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/324319

Goddard, J. B.; Kempton, L. (2011). Connecting universities to regional growth: a practical guide. Brussels: European Commission. Recuperado de

http://ec.europa.eu/regional_policy/sources/docgener/presenta/universities2011/universities2011_en.pdf

Grau, F.X. (2014). The Glocal University. Barcelona: Global University Network for

Innovation. Recuperado de http://www.guninetwork.org/files/glocaluniversity_fx_grau_2014.pdf

Haddad, P. R. Apresentação. In: Serra, M.; Rolim, C.; Bastos, A. P. (Orgs.). Universidades e Desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. (pp. 17-26). Rio de Janeiro: Ideia D.

Howard, J. (ed.). (Summer 2001). Service-Learning Course Design Workbook. Michigan Journal of Community Service Learning. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED457774.pdf

Inzelt, A., Laredo, P., Sanchez, P., Marian, M., Vigano, F., & Carayol, N. (2006). Third Mission. In: Schoen A. (Ed.). Strategic Management of University Research Activities, Methodological Guide, (pp. 125-168). Lugano: PRIME Project ‘Observatory of the European University. Recuperado de http://www.enid-europe.org/PRIME/documents/OEU_guide.pdf

Jezine, E. (2004, setembro) As práticas curriculares e a extensão universitária. Anais do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2, 1-6, Universidade Federal de Minas Gerais, Campus da Pampulha, Belo Horizonte, MG. Recuperado de https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf

Jongbloed, B., Enders, J., & Salerno, C. (2008). Higher education and its communities: Interconnections, interdependencies and a research agenda. Higher Education, 56(3), 303-324. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-008-9128-2

Karlsen, J.; Larrea, M. (2019). Does a Responsible University Need a Third Mission?. In: Sørensen, M. P., Geschwind, L., Kekäle, & Pinheiro, R. (Eds.). The Responsible University. (pp. 173-199). Cham: Palgrave Macmillan.

Molas-Gallart, J., Salter, A., Patel, P., Scott A. & Duran, X. (2002). Measuring third stream activities: Final report to the Russell Group of Universities. SPRU, University of Sussex. Recuperado de https://www.academia.edu/532097/Measuring_third_stream_activities

Montesinos, P., Carot, J. M., Martinez, J. M., & Mora, F. (2008). Third mission ranking for world class universities: Beyond teaching and research. Higher education in Europe, 33(2-3), 259-271. DOI: https://doi.org/10.1080/03797720802254072

Nogueira, M. D. P. (2001). Extensão Universitária no Brasil: uma Revisão Conceitual. In: FARIA, D. S. (Org.). Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. (pp. 57-72). Brasília: UNB.

Panizzi, W.; Meirelles, M.; Hoppe, L. (2018). A inter-relações entre a universidade e o desenvolvimento regional e seus nexos com o conceito de rede. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 14(2). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3591

Panizzi, W.; Meirelles, M. (2014). Em busca das origens: pensando o papel da universidade e seus compromissos com o desenvolvimento local e do país. Anais do Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 14, 1-12, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131701

Pedrosa, R. H. L. (2014). A inovação tecnológica e a “terceira missão das universidades”. In: Schwartzman, S. (Org.). A educação Superior na América Latina e os desafios do século XXI. (pp. 219-282). Campinas: Unicamp.

Pinheiro, R. (2011). In the Region, for the Region? A comparative study of the institutionalisation of the regional mission of universities. Doctoral dissertation, University of Oslo, Faculty of Educational Sciences. Recuperado de https://bit.ly/2E1kGWf

Rocha, R. M. Gurgel. (2001). A Construção do Conceito de Extensão universitária na America Latina. In. Faria, D. S. (Org). Construção Conceitual da Extensão na America Latina. (pp. 13-29). Brasilia. Editora UNB.

Roper, C. D., & Hirth, M. A. (2005). A history of change in the third mission of higher education: The evolution of one-way service to interactive engagement. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, 10(3), 3-21. Recuperado de http://openjournals.libs.uga.edu/index.php/jheoe/article/view/380

Schoen, A., & Theves, J. (2006). OEU strategic Matrix. In: Schoen A. (Ed.). Strategic Management of University Research Activities, Methodological Guide, (pp. 7-19). Lugano: PRIME Project ‘Observatory of the European University. Recuperado de http://www.enid-europe.org/PRIME/documents/OEU_guide.pdf

Sørensen, M. P., Geschwind, L., Kekäle, & Pinheiro, R. (Eds.). (2019). Responsible Universities in Context. In: Sørensen, M. P., Geschwind, L., Kekäle, & Pinheiro, R. (Eds.). The Responsible University. (pp. 3-29). Cham: Palgrave Macmillan.

Thiollent, M. (2002). Construção do conhecimento e metodologia da extensão. Revista Cronos, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15654

Tünnermann Bernheim, C. (1978). El nuevo concepto de extensión universitaria y difusión cultural y su relación con las políticas de desarrollo cultural en América Latina. Anuario de Estudios Centroamericanos, San José, 4, 93-126. Recuperado de www.jstor.org/stable/25661648

Tünnermann Bernheim, C. (2003). La universidad ante los retos del siglo XXI. Ciudad de México: UADY, 2003.

Vila, L. E. (2018). Abordagens micro e macro para o papel das universidades no desenvolvimento regional. In: Serra, M.; Rolim, C.; Bastos, A. P. (Orgs.). Universidades e Desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva. (pp. 83-122). Rio de Janeiro: Ideia D.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Extensão da UNICAMP

Downloads

Não há dados estatísticos.