Abstract
A obra de Aby Warburg (1866-1929) vem, nos últimos anos, adquirindo centralidade nos estudos em história da arte, bem como no campo mais geral da teoria da imagem. Novas edições e renovadas interpretações iluminam os escritos do autor que dedicou sua poliédrica produção ao estudo da vida póstuma da Antiguidade e à tarefa de constituição de uma biblioteca particular, a qual pudesse guiar seus interesses científicos. Ao longo do século XX, seu nome transformara-se numa referência à Kulturwissenschaftiche Bibliothek Warburg(Biblioteca Warburg para Ciência da Cultura), sediada em Hamburgo até 1933, em seguida transferida para a Inglaterra e transformada em instituto de pesquisa (WarburgInstitute), vinculado à Universidade de Londres. A fortuna crítica de sua obra, eclipsada no Novecentos pelas teorias da visualidade pura, pela história da arte baseada na definição dos estilos artísticos, em suma, por teorias que buscavam desvincular de interpretações histórico-culturais o fenômeno artístico, renova sua importância a partir da década de 1990. A peculiaridade da constituição de sua obra também contribuíranesse sentido.