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Modelos de Antiguidade na teoria musical do Tardo-Renascimento. De Pitágoras a Aristóxeno de Tarento
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How to Cite

LEMOS, Maya Suemi. Modelos de Antiguidade na teoria musical do Tardo-Renascimento. De Pitágoras a Aristóxeno de Tarento. Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 201–233, 2019. DOI: 10.20396/figura.v5i2.9983. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/9983. Acesso em: 3 jul. 2024.

Abstract

Em seu tratado L’Antica musica ridotta alla moderna prattica, de 1555, o compositor e teórico da música italiano Nicola Vicentino(1511 –c. 1576) inicia o proêmio à segunda e principal parte do volume, o Libro della Prattica Musicale,afirmando: “Assim como a finalidade da ciência especulativa é a verdade da própria ciência, a finalidade da [ciência] prática são as ações e demonstrações da arte”2.

https://doi.org/10.20396/figura.v5i2.9983
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