Apresentação

Authors

  • Maria Berbara Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raphael do Sacramento Fonseca Colégio Pedro II, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA)

DOI:

https://doi.org/10.20396/figura.v5i2.9974

Abstract

Este dossiê comemora o 500° aniversário do pintor, arquiteto e humanista português Francisco de Holanda. Seu núcleo central origina-se em um seminário organizado pelo grupo de pesquisa Studiolo (vinculado ao Departamento de Teoria e História da Arte da UERJ) em parceria com o Colégio Pedro II e o Paço Imperial / IPHAN / MinC, o qual ocorreu no Paço Imperial (Rio de Janeiro) em maio de 2017. Desse núcleo participam os artigos de Maria Luiza Zanatta, que trata da viagem do manuscrito iluminado Da Fabrica que falece à cidade de Lisboaao Rio de Janeiro, em 1814; Renato Menezes Ramos, que analisa a carta enviada por Holanda a Michelangelo, e Rogéria Olímpio dos Santos, sobre a estrutura das Antigualhas. A esse corpusuniu-se, posteriormente, o artigo deRafael Moreira, da Universidade Nova de Lisboa, sobre Manuel Dinis, tradutor dos tratadosholandianos para o castelhano.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-08-13

How to Cite

Berbara, M., & Fonseca, R. do S. (2019). Apresentação. Figura: Studies on the Classical Tradition, 5(2), 11–12. https://doi.org/10.20396/figura.v5i2.9974