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O neoclássico na arquitetura batista capixaba ao longo da primeira república
O encontro do cristianismo com a cultura greco-romana produziu pontos de convergência e de dispersão, de aproximações e distanciamentos. Assim, o nascente pensamento cristão foi se conformando, a partir de suas origens judaicas, rumo à conjunção com as matrizes pluriculturais da tradição clássica que reunia diversos povos, línguas, crenças e culturas.  Partindo-se do texto cristão “No princípio era o Verbo, e o Verbo era Deus” (Jo 1, 1), deparamo-nos com a afirmação de Hans Belting de que, ao traduzir o amplo conceito grego de logos para a palavra latina verbum, São Jerônimo teria fundamentado a canonização da palavra para o cristianismo. A partir de então, teria se fortalecido no seio da religião a ênfase no texto e no discurso, conforme se percebe em diversas vertentes cristãs ainda na contemporaneidade.  Não obstante, não se pode esquecer que “o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Deste modo, essa “carne” pressupõe uma presença física palpável e, particularmente, visível: uma imagem. A noção latina de imago, fundamental para a antropologia cristã, encontra sustentação no próprio texto bíblico que, já no livro do Gênesis, afirma que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26).  A partir de tais elementos, o cristianismo constitui-se basilarmente, portanto, como uma religião da palavra, mas também das imagens. Trata-se de uma doutrina concebida no interior da cultura clássica e, por consequência, amplamente influenciada por essa tradição.  A tradição clássica ocidental trata justamente da recepção dessa antiguidade greco-romana pelas sociedades que as sucederam. Essa recepção versa, dessa forma, sobre os textos, imagens, objetos, ideias, instituições, arquitetura, rituais e práticas culturais diversas. Em vista disso, este dossiê propõe a apresentação de artigos que tratem da cultura cristã de forma abrangente, dentro de um recorte espaço-temporal amplo, e que considerem essas relações, contatos, influências e apropriações entre a tradição clássica e a cultura cristã.     The classic and its appropriations in the Christian tradition  As Christianity met Greco-Roman culture, it created both convergence and dispersion, proximity and distance. Christian thought, therefore, was conformed among its Jewish origins and pluricultural elements from a classical tradition that gathered different people, languages, beliefs, and cultures.  “In the beginning was the Word, and the Word was God” (John 1, 1). Hans Belting stresses that when Saint Jerome translated the broad Greek concept logos into verbum, he settled the canonization of the word to Christianity. From that time on, Christian religion would stress the importance of text and speech, as we may perceive in Christian groups still nowadays.  Nevertheless, we cannot forget that “The Word became flesh and made his dwelling among us” (John 1, 14). “Flesh” therefore implies a physical, palpable presence and, particularly, a visible one: the Latin concept of imago, essential to Christian anthropology, is justified by the biblical text itself, as already in Genesis we find out that man was made in God’s image and likeness (Gn 1, 26).  Christianity, therefore, was conceived as a religion both of words and images. As it is a doctrine conceived within the classical culture, it is, then, broadly influenced by such tradition.  Western classical tradition hinges precisely on the reception of Greco-Roman antiquity by later societies. This reception may be perceived in texts, objects, ideas, institutions, architecture, rituals, and different cultural practices. This dossier, therefore, aims to gather papers regarding Christian culture broadly, within a wide spatial-temporal frame, considering such possible relations, contacts, influences, and appropriations between classical tradition and Christian culture.
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Keywords

Arquitetura
Ecletismo
Neoclássico
1ª República

How to Cite

RIBEIRO, Nelson Pôrto. O neoclássico na arquitetura batista capixaba ao longo da primeira república. Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 48–65, 2022. DOI: 10.20396/figura.v10i1.16006. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/16006. Acesso em: 16 apr. 2024.

Abstract

During the brazilian First Republic the Catholic Church built a series of large religious temples in the gothic revival style, major works such as the Sé Cathedral in São Paulo, which had as their main purpose, to resume the leading role in the field of faith of a Christian confession that was shaken by the introduction into the country of other Christian confessions with a reformist bias. But evangelicals were not far behind, they built temples in large cities, often also in gothic revival such as the Presbyterian Cathedral in Rio de Janeiro. Baptists, in particular, were fond of the classical revival, where, in the case of Vitória, Espírito Santo, they had two beautiful buildings built in this style in the early 1930s. The stylistic options of Baptists were imbued with symbolic and ideological purposes, discussing them is the principal aim of this paper.

https://doi.org/10.20396/figura.v10i1.16006
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References

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FARIAS, Pastor Manoel de. Pelos caminhos anunciai. Vitória: Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, 1991.

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RENO, Loren M. & RENO, Alice W. Recordações: vinte e cinco anos em Vitória, Brasil. Vitória: Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, 2007 (edição original, 1930).

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