Abstract
Este artigo investiga a mudança de orientação na representação do tema tradicional das quatro estações do ano, na segunda metade do século XIX e no contexto da arte ocidental, da alegoria e da narrativa mitológica a ela associada para a paisagem, com foco na observação e imersão do artista na natureza. Essa transição é situada, de modo emblemático, nas encomendas das quatro estações que o industrial francês Frédéric Hartmann dirigiu aos pintores Eugène Delacroix e Jean-François Millet, nos anos 1850 e 1860. Posteriormente, nas séries de Claude Monet dos anos 1890, verifica-se uma ruptura com a própria ideia de um “tema”, em favor de um processo de tematização das estações. A última parte do artigo discute algumas obras contemporâneas que dão continuidade a essas abordagens modernas.
References
Arquivos municipais, Munster, França.
Arquivos do Cabinet des Dessins, Museu do Louvre.
BENJAMIN, Walter. As origens do drama barroco alemão [1928], trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BURTY, Phillipe. Théodore Rousseau, Gazette des Beaux-Arts, Paris, tome XXIV, 1er avril 1868.
DAL CO, Francesco. Tadao Ando: complete works. London: Phaidon Press, 2000.
DE PILES, Roger. Cours de peinture par principes. Paris: Jombert, 1766.
DURAND-RUEL, Paul (expert) ; SILVESTRE, Théophile (notice), Dessins de Millet provenant de la collection de M. Émile Gavet, 11 et 12 juin 1875, Hôtel Drouot, Paris.
DURET, Théodore. Histoire des peintres impressionnistes. Paris: H. Floury, 1906.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão (1927). In: ____. Obras completas, vol. 17 (1926 1929). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GOMBRICH, Ernst. Arte e ilusão. 4ª ed. Trad. Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GEFFROY, Gustave. La vie artistique. v. 1. Paris: Dentu, 1892.
GEORGEL, Chantal. Millet. Paris: Citadelles & Mazenod, 2014.
HUYSSEN, Andreas. O jardim como ruína. In: ____. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, Museu de Arte do Rio, 2014, pp. 83-90.
MOREAU-NÉLATON, Étienne, Millet raconté par lui-même, t. II, Paris, Henri Laurens, 1921.
OCHIAI, Momoko. Die Tages- und Jahreszeitenzyklen von Caspar David Friedrich. Frankfurt: Peter Lang (PL Academic Research), 2015.
SHIRANE, Haruo. Japan and the culture of the four seasons: nature, literature, and the arts. New York: Columbia University Press, 2012.
TUCKER, Paul Hayes. Monet in the ‘90’s: the series paintings. Boston: Museum of Fine Arts; New Haven: Yale University Press, 1989.
VALENCIENNES, Pierre-Henri. Éléments de perspective pratique… Paris: chez l’auteur, Dusenne, Duprat, 1799.
WILDENSTEIN, Daniel. Claude Monet. 4 v. Köln: Taschen, Wildenstein Institute, 1995-1996.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Luciana Lourenço Paes