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As quatro estações do ano nas artes visuais
Front cover: Pietro Labruzzi. Giovanni Battista Piranesi. oil on canvas, 1779, Palazzo Braschi, Roma.
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Keywords

Iconography of the four seasons
Jacques-Félix Frédéric Hartmann (1822-1880)
Eugène Delacroix (1798-1863)
Jean-François Millet (1814-1875)
Claude Monet (1840-1926)
Allegory (Pictorial genre)
Landscape (Pictorial genre)
Contemporary art

How to Cite

PAES, Luciana Lourenço. As quatro estações do ano nas artes visuais: da representação alegórica à imersão na paisagem. Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 125–148, 2021. DOI: 10.20396/figura.v9i1.15763. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/15763. Acesso em: 20 apr. 2024.

Abstract

Este artigo investiga a mudança de orientação na representação do tema tradicional das quatro estações do ano, na segunda metade do século XIX e no contexto da arte ocidental, da alegoria e da narrativa mitológica a ela associada para a paisagem, com foco na observação e imersão do artista na natureza. Essa transição é situada, de modo emblemático, nas encomendas das quatro estações que o industrial francês Frédéric Hartmann dirigiu aos pintores Eugène Delacroix e Jean-François Millet, nos anos 1850 e 1860. Posteriormente, nas séries de Claude Monet dos anos 1890, verifica-se uma ruptura com a própria ideia de um “tema”, em favor de um processo de tematização das estações. A última parte do artigo discute algumas obras contemporâneas que dão continuidade a essas abordagens modernas.

https://doi.org/10.20396/figura.v9i1.15763
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Copyright (c) 2021 Luciana Lourenço Paes

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