Abstract
Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso do termo Poesia por Ticiano, ao referir-se às pinturas mitológicas para Felipe II. A designação parece indicar uma ambição para atingir qualidades estéticas da poesia na pintura, por meio de obras que visaram comover o observador, ao enfatizar a representação das ações e das emoções das personagens sobre os detalhes descritivos e narrativos, tornando o drama real e permitindo ao artista, inclusive, reivindicar o crédito sobre a invenção das obras – o mais valorizado estágio da concepção das mesmas e, até o momento, exclusivo de comitentes. Um processo que teve início com o ciclo de pinturas para Alfonso d’Este, em Ferrara, e atingiu a maturidade com as pinturas para Felipe II, com as quais o artista terminou por definir um novo modelo iconográfico para a mitologia clássica à antiga; e reivindicar abertamente o crédito pela invenção de suas obras.
References
ALBERTI, Leon Battista. Da Pintura. Tradução: Antônio da Silveira Mendonça. 4ª edição. Campinas: Unicamp, 2014.
ARGAN, Giulio Carlo. Clássico Anticlássico. Tradução Lorezo Mammí. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
BALLARIN, Alessandro. Tiziano. Firenze: Sadea, 1968.
BROWN, Beverly Louise. “Acquiring knowledge from ancient things”: the literary and visual sources osf Titian’s Poesie. In: WIVEL, Matthias. Titian: Love, Desire, Death. London: National Gallery Company Limited, 2020.
CAROLI, Flavio e ZUFFI, Stefano. Titien. Paris: Librairie Arthème Fayard, 1990.
FELÍCIO, Vera Lúcia. “A Razão Clássica”. In: GUINSBURG, j. (org.) O Classicismo. São Paulo: Perspectiva, 2012.
FERRAZ, Silas Oséias. Fastos de Ovídio: uma introdução. In: OVÍDIO. Fastos. Tradução: Márcio Meirelles Gouvêa Júnior. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
FINALDI, Gabriele; FOGELMAN, Peggy; LEIGHTON, John. Director’s Foreword. In: WIVEL, Matthias. Titian: Love, Desire, Death. London: National Gallery Company Limited, 2020.
FREEDMAN, Luba. “The Poesia: Ovid, Ariosto and Titian” on ‘The Heroic Liberation of the Maiden’, 2001. Gebr. Mann, Berlin. In Wege zum Mythos, published in the series “Ikonographische Repertorien zur Rezempion des antiken Mythos in Europa”, vol. III, ed Luba Freedman e Gerlinde Huber-Rebenich, p. 13-38. Disponível em: < https://www.academia.edu/9597997/_The_Poesia_Ovid_Ariosto_and_Titian_on_The_Heroic_Liberation_of_the_Maiden_ > acessado em: 30 de janeiro de 2020.
HOPE, Charles. Titian. London: Chaucer Press, 2003a.
HOPE, Charles. Titian’s Life and Times. In: JAFFÉ, David (ed.). Titian. London: National Gallery Company, 2003b.
JAFFÉ, David. Alfonso d’Este’s Camerino. In:_________. Titian. London: National Gallery Company, 2003.
JAFFÉ, David.“The Andrians” In: ______. (ed). Titian. London: National Gallery Company, 2003.
KENNEDY, Ian G. Titian. Singapura: Taschen, 2006.
LOH, Maria H. Titian’s Touch. Art Magic and Philosophy. London: Reaktion Books, 2019.
NICHOLS, Tom. Titian and the end of Venetian Renaissance. London: Reakiton Books, 2013.
OVÍDIO. Fastos. Tradução: Márcio Meirelles Gouvêa Júnior. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p.159.
OVÍDIO. Metamorfoses. Tradução: Domingos Lucas Dias. São Paulo: Editora 34, 2017
PACKER, Lelia. Perseus and Andromeda. In: WIVEL, Matthias. Titian: Love, Desire, Death. London: National Gallery Company Limited, 2020.
PENNY, Nicholas. Bacchus and Ariadne. In: JAFFÉ, David (ed.). Titian. London: National Gallery Company, 2003.
PHILOSTRATUS, The Elder. Imagines. PAGE, T. E.; CAPPS. E.; ROUSE, W. H. D. (Ed.). Tradução: Arthur Fairbanks. London: William Heinemann Ltd; New York: G. P. Putnam's Sons,1931. p. 21-24.
PUTTFARKEN, Thomas. Titian & Tragic Painting. Aristotle´s Poetics and the rise of the Modern Artist. New Haven and London: Yale University Press, 2005.
ROSAND, David. “Ekphrasis and the Generation of Images”. Arion. Thirtd Series. Vol. 1, n 1, Boston: Trustees of Bostom University, 1990.
ROSAND, David. “Ut Pictor Poeta: Meaning in Titian's Poesie”. New Literary History, Vol. 3, No. 3, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1972.
SAXL, Fritz. La vida de las Imágenes. Estudios Iconográfios sobre el arte occidental. Tradução: Frederico Zaragoza. Madrid: Alianza, 1989.
SILVER, Nathaniel. “The Rape of Europa”. In: WIVEL, Matthias. Titian: Love, Desire, Death. London: National Gallery Company Limited, 2020.
WILLIAMS, Jay. The World of Titian. Nederland: Time-Life International, 1972.
WIVEL, Matthias. “Divine and Fatal. An account on Titian’s Poesie”. In:_________. Titian: Love, Desire, Death. London: National Gallery Company Limited, 2020a.
WIVEL, Matthias. “Venus and Adonis”. In: WIVEL, Matthias. Titian: Love, Desire, Death. London: National Gallery Company Limited, 2020b.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Tânia Carvalho