Reflexões sobre o sentido do termo poesias, conforme usado por Ticiano com relação às mitologias para Felipe II

Authors

Keywords:

Pintura renascentista, Ut pictura poesis, Pinturas mitológicas, Ticiano

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso do termo Poesia por Ticiano, ao referir-se às pinturas mitológicas para Felipe II. A designação parece indicar uma ambição para atingir qualidades estéticas da poesia na pintura, por meio de obras que visaram comover o observador, ao enfatizar a representação das ações e das emoções das personagens sobre os detalhes descritivos e narrativos, tornando o drama real e permitindo ao artista, inclusive, reivindicar o crédito sobre a invenção das obras – o mais valorizado estágio da concepção das mesmas e, até o momento, exclusivo de comitentes. Um processo que teve início com o ciclo de pinturas para Alfonso d’Este, em Ferrara, e atingiu a maturidade com as pinturas para Felipe II, com as quais o artista terminou por definir um novo modelo iconográfico para a mitologia clássica à antiga; e reivindicar abertamente o crédito pela invenção de suas obras.

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Author Biography

Tânia Carvalho, Universidade Federal de Sao Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.

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Published

2021-07-15

How to Cite

Carvalho, T. (2021). Reflexões sobre o sentido do termo poesias, conforme usado por Ticiano com relação às mitologias para Felipe II. Figura: Studies on the Classical Tradition, 9(1), 50–93. Retrieved from https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/15456