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Iconografia e dinâmica de movimento em imagens romanas que figuram a velificatio
Front cover: Pietro Labruzzi. Giovanni Battista Piranesi. oil on canvas, 1779, Palazzo Braschi, Roma.
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Keywords

Velificatio
Movimento
Roma

How to Cite

VELOSO, Jaqueline Souza. Iconografia e dinâmica de movimento em imagens romanas que figuram a velificatio . Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 1–15, 2021. DOI: 10.20396/figura.v9i1.15397. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/15397. Acesso em: 8 dec. 2024.

Abstract

O tema do presente artigo é o estudo da velificatio e suas aplicações durante fins do século I a.C ao III d.C. O que se pretende realizar é uma análise da plasticidade da velificatio, levando em consideração a dimensão de movimento ou suspensão dele nas imagens representadas, seus usos, preâmbulos, conexões e as reificações aos quais esse símbolo esteve submetido.

A delimitação temporal e a localização das imagens foram escolhidas de maneira a inserir a pesquisa no contexto de um sistema visual próprio da Roma imperial (ZANKER, 2010, p. 67) [1]·. As imagens escolhidas procuram atender a suportes diferentes, são alegorias de divindades femininas e um retrato. Serão discutidas a imagem das velificantes do Ara Pacis, o afresco da Mênade de Casa de Naviglio, de Pompeia, um altar funerário com cena do Rapto de Proserpina e o Sarcófago com retrato de casal.  Os dois principais questionamentos a serem discutidos são: Quais dispositivos pelos quais a velificatio poderia se servir para representar o movimento? E quais as diferenças e aproximações possíveis de significado que essa iconografia desenvolveu na dinâmica das imagens analisadas?

 

[1] ZANKER, P. Roman Art. Trad. Henry. Heitmann-Gordon. Los Angeles: J. Paul Getty Trust Publications, 2010.

https://doi.org/10.20396/figura.v9i1.15397
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