Banner Portal
“Leonardo in Britain. Collections and Historical Reception”
PDF

Keywords

Leonardo da Vinci
Great Britain

How to Cite

BERBARA, Maria. “Leonardo in Britain. Collections and Historical Reception”: organizado por Juliana Barone e Susanna Avery-Quash. Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 185–189, 2020. DOI: 10.20396/figura.v8i2.13810. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/13810. Acesso em: 29 mar. 2024.

Abstract

Leonardo da Vinci faleceu em Clos Lucé, um belo château localizado na região central do Val de Loire, França, em maio de 1519. Em seus sessenta e sete anos de vida, o grande polímata toscano havia não apenas pintado obras de arte assombrosas, mas também se dedicado ao estudo da anatomia humana e de diversos outros animais; criado artilúgios militares e bélicos; inventado máquinas de voo e submersão aquática; estudado ótica, geometria e matemática; teorizado sobre as artes e expressado, em diversos escritos, uma visão de mundo profunda, inovadora e extraordinariamente sensível. Quinhentos anos mais tarde, edições, eventos e mostras realizadas em várias partes do mundo o recordaram e celebraram. O Louvre, por exemplo, organizou uma grande exposição incluindo as cinco pinturas e vinte e dois desenhos do mestre que se encontram em seus acervos, além de documentos, análises de laboratório e obras de artistas próximos ao mestre; exposições de desenhos e códices foram montadas em Londres, Florença, Veneza e Turim; conferências foram organizadas e edições especiais lançadas em todo o mundo.

https://doi.org/10.20396/figura.v8i2.13810
PDF

References

Leonardo in Britain. Collections and Historical Reception”, organizado por Juliana Barone e Susanna Avery-Quash. Série “Biblioteca Leonardiana – Studi e Documenti”. Florença: Leo Olschki, 2019.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Maria Berbara

Downloads

Download data is not yet available.