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O porquê do escorpião e o estudo da tradição emblemática na arte colonial latino-americana
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MARTINS, Renata Maria de Almeida. O porquê do escorpião e o estudo da tradição emblemática na arte colonial latino-americana. Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas, SP, v. 2, p. 183–211, 2019. DOI: 10.20396/figura.v2i0.10129. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/10129. Acesso em: 18 apr. 2024.

Abstract

Na exposição “Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas” recentemente realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil em São Paulo (agosto de 2013), há um retrato, de autoria de Rafael, em que Elisabetta Gonzaga (1471-1526), duquesa de Urbino, esposa de Guidobaldo da Montefeltro (1472-1502), possui um pequeno escorpião em esmalte preso por um fio de ouro que emoldura e ornamenta o alto de sua testa ao centro (fig. 1).

https://doi.org/10.20396/figura.v2i0.10129
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