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A iconografia mariana no Cinquecento italiano e flamengo e o debate em torno do Maneirismo
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How to Cite

MARINHO, Fernanda. A iconografia mariana no Cinquecento italiano e flamengo e o debate em torno do Maneirismo. Figura: Studies on the Classical Tradition, Campinas, SP, v. 3, p. 53–77, 2019. DOI: 10.20396/figura.v3i0.10044. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/figura/article/view/10044. Acesso em: 13 apr. 2024.

Abstract

As visitas à Fundação Eva Klabin (FEK) são iniciadas, superado o hall de entrada, pela sala Renascença. Duas barulhentas portas corrediças se abrem, como cortinas de boca de cena, anunciando o amplo cômodo preenchido por um exasperado gosto clássico. Entre pinturas religiosas, esculturas egípcias, arcas renascentistas, tapetes persas, cerâmicas de Urbino, objetos decorativos e um grande retábulo maneirista ao fundo, a sala Renascença cumpre um papel introdutório no percurso do visitante assim como o conceito de clássico nos estudos de história da arte. Trata-se de um organizado Wunderkummern1no qual constam duas pinturas que serão aqui analisadas –Nossa Senhora com o menino e São João criançae Madona com Menino–e a partir das quais proponho uma breve reflexão sobre o renascimento italiano e flamengo e o conceito de maneirismo.

https://doi.org/10.20396/figura.v3i0.10044
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