A caixa fechada e o método científico

Autores

  • Edvaldo Sabadini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i7.9663

Palavras-chave:

Método científico. Experimento em ciência. Caixa fechada. Lei científica. Processo dedutivo. Interatividade. Jogo de adivinhação.

Resumo

Esta é uma proposta de atividade que envolve um exemplo lúdico da aplicação do método científico. Ela é baseada na descoberta da identidade de um objeto conhecido apenas pelo professor, que se encontra dentro de uma caixa fechada. A caixa permanece intocada durante a atividade e, os alunos são estimulados a descobrir qual é o objeto que está no seu interior. O caminho para a descoberta passará por perguntas seqüenciais feitas pelos estudantes ao professor. Cada estudante poderá formular uma pergunta ou então trocar a pergunta por uma tentativa de resposta. O professor responderá apenas SIM ou NÃO. Obviamente a identificação do objeto que se encontra no interior da caixa vai se tornando mais provável, na medida que o número de respostas (positivas e negativas) vai aumentando. Como essa atividade permite uma grande interação entre os alunos e o professor, sugere-se que sua execução ocorra no primeiro dia de aula dos alunos ingressantes, para permitir uma efetiva integração logo no início das atividades acadêmicas. A correlação entre esta atividade e o método científico pode então ser explicitada pelo professor, citando exemplos como o desenvolvimento do modelo atômico, que evoluiu pela aplicação sistemática do método científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Sabadini, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química 

Referências

Lewis, G. N.; Randall, M., “Thermodynamics”; 2nd Edition, McGraw-Hill Book Company, New York, 1961.

Atkins, P.; Jones, L., “Chemistry – Molecules, Matter, and Change”; W.H. Freeman and Company, New York, 1997, p 5.

Mahan, B.H., “Química – Um curso Universitário”; 2a Edição, Edgard Blücher Ltda., São Paulo, 1972, p 5.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Sabadini, E. (2018). A caixa fechada e o método científico. Revista Chemkeys, (7), 1–3. https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i7.9663

Edição

Seção

Textos de Apoio