Banner Portal
A caixa fechada e o método científico
PDF

Palavras-chave

Método científico. Experimento em ciência. Caixa fechada. Lei científica. Processo dedutivo. Interatividade. Jogo de adivinhação.

Como Citar

1.
Sabadini E. A caixa fechada e o método científico. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 26º de maio de 2024];(7):1-3. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9663

Resumo

Esta é uma proposta de atividade que envolve um exemplo lúdico da aplicação do método científico. Ela é baseada na descoberta da identidade de um objeto conhecido apenas pelo professor, que se encontra dentro de uma caixa fechada. A caixa permanece intocada durante a atividade e, os alunos são estimulados a descobrir qual é o objeto que está no seu interior. O caminho para a descoberta passará por perguntas seqüenciais feitas pelos estudantes ao professor. Cada estudante poderá formular uma pergunta ou então trocar a pergunta por uma tentativa de resposta. O professor responderá apenas SIM ou NÃO. Obviamente a identificação do objeto que se encontra no interior da caixa vai se tornando mais provável, na medida que o número de respostas (positivas e negativas) vai aumentando. Como essa atividade permite uma grande interação entre os alunos e o professor, sugere-se que sua execução ocorra no primeiro dia de aula dos alunos ingressantes, para permitir uma efetiva integração logo no início das atividades acadêmicas. A correlação entre esta atividade e o método científico pode então ser explicitada pelo professor, citando exemplos como o desenvolvimento do modelo atômico, que evoluiu pela aplicação sistemática do método científico.

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i7.9663
PDF

Referências

Lewis, G. N.; Randall, M., “Thermodynamics”; 2nd Edition, McGraw-Hill Book Company, New York, 1961.

Atkins, P.; Jones, L., “Chemistry – Molecules, Matter, and Change”; W.H. Freeman and Company, New York, 1997, p 5.

Mahan, B.H., “Química – Um curso Universitário”; 2a Edição, Edgard Blücher Ltda., São Paulo, 1972, p 5.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Edvaldo Sabadini

Downloads

Não há dados estatísticos.