Resumo
Esta é uma proposta de atividade que envolve um exemplo lúdico da aplicação do método científico. Ela é baseada na descoberta da identidade de um objeto conhecido apenas pelo professor, que se encontra dentro de uma caixa fechada. A caixa permanece intocada durante a atividade e, os alunos são estimulados a descobrir qual é o objeto que está no seu interior. O caminho para a descoberta passará por perguntas seqüenciais feitas pelos estudantes ao professor. Cada estudante poderá formular uma pergunta ou então trocar a pergunta por uma tentativa de resposta. O professor responderá apenas SIM ou NÃO. Obviamente a identificação do objeto que se encontra no interior da caixa vai se tornando mais provável, na medida que o número de respostas (positivas e negativas) vai aumentando. Como essa atividade permite uma grande interação entre os alunos e o professor, sugere-se que sua execução ocorra no primeiro dia de aula dos alunos ingressantes, para permitir uma efetiva integração logo no início das atividades acadêmicas. A correlação entre esta atividade e o método científico pode então ser explicitada pelo professor, citando exemplos como o desenvolvimento do modelo atômico, que evoluiu pela aplicação sistemática do método científico.
Referências
Lewis, G. N.; Randall, M., “Thermodynamics”; 2nd Edition, McGraw-Hill Book Company, New York, 1961.
Atkins, P.; Jones, L., “Chemistry – Molecules, Matter, and Change”; W.H. Freeman and Company, New York, 1997, p 5.
Mahan, B.H., “Química – Um curso Universitário”; 2a Edição, Edgard Blücher Ltda., São Paulo, 1972, p 5.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Edvaldo Sabadini