Banner Portal
Quantidade de substância
PDF

Palavras-chave

Quantidade de substância. Quantidade de matéria. Mol. Fundamentos da termodinâmica. Meio homogêneo.

Como Citar

1.
Bassi ABMS. Quantidade de substância. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 21º de fevereiro de 2024];(9):1-3. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9659

Resumo

A quantidade de substância é uma das quatro propriedades fundamentais da termodinâmica dos meios homogêneos [1], juntamente com o volume, a energia interna e a entropia. Trata-se de um conceito lecionado desde o ensino médio, mas que, entretanto, não é tão elementar quanto possa parecer. Um aspecto nem sempre esclarecido é o fato dela se relacionar com o número de partículas de uma mesma espécie química presente no sistema, mas ao mesmo tempo variar de um modo contínuo, assim como as outras três propriedades fundamentais.

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i9.9659
PDF

Referências

Truesdell, C. A., Rational Thermodynamics; Springer-Verlag, 2a. ed.; 1984, p. 59-106.

Boltzmann, L.; Vorlesungen über Gastheorie, I; J. A. Barth, Leipzig, 1896. Tradução para o inglês efetuada por Stephen G. Brush e publicada, em 1964, pela University of California Press, sob o título — “Lectures on Gas Theory, Part I”. Reimpressão, em 1995, pela Dover Publications Inc., p. 26-28.

Mahan, B. H., University Chemistry; Addison Wesley: Reading, 3a. ed.; 1967. Esta antiga edição contém o método de Cannizzaro (p. 9) e, também, um interessante resumo histórico do desenvolvimento das idéias de massa molar e fórmula química das moléculas, não disponíveis em edições mais recentes.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Adalberto B. M. S. Bassi

Downloads

Não há dados estatísticos.