Química analítica básica: o papel da química analítica clássica na formação do químico

Autores

  • João Carlos de Andrade Universidade Estadual de Campinas
  • Terezinha Ribeiro Alvim Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i9.9646

Palavras-chave:

Química analítica qualitativa. Levantamento de dados. Formação do químico. Reações de separação de cátions. Reações de identificação de cátions. Reações de identificação de ânions. Marcha analítica. Meios reacionais. Cuidados operacionais. Pedagogia.

Resumo

O conteúdo programático da Química Analítica Qualitativa Inorgânica geralmente usado pelas Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) brasileiras compreende a teoria do equilíbrio químico em solução aquosa e, na parte prática, a separação e identificação de cátions e ânions em solução ou em amostras sólidas, empregando os métodos clássicos. Como ainda se convive com opiniões favoráveis e contrárias à manutenção da Química Analítica Qualitativa clássica nos currículos dos cursos superiores de Química brasileiros, pretende-se fornecer elementos que demonstrem a importância do ensino da pesquisa de cátions e ânions na formação do químico no Brasil, como base fundamental para o ensino da Análise Quantitativa e da Análise Instrumental.

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Biografia do Autor

João Carlos de Andrade, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química

Terezinha Ribeiro Alvim, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Departamento de Química

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Andrade, J. C. de, & Alvim, T. R. (2018). Química analítica básica: o papel da química analítica clássica na formação do químico. Revista Chemkeys, (9), 1–16. https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i9.9646

Edição

Seção

Química Analítica