Química analítica básica: uma visão histórica da análise qualitativa clássica

Autores

  • João Carlos de Andrade Universidade Estadual de Campinas
  • Terezinha Ribeiro Alvim Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i9.9643

Palavras-chave:

Análise clássica. Química analítica qualitativa. Ensino. Histórico. Aplicações.

Resumo

A história mostra que nada é totalmente novo e que por isso o antigo não deve ser descartado e sim conhecido para que novos conhecimentos sejam construídos. Assim, quando entrevistado por Rudy M. Baum, Henry Taube, Prêmio Nobel de Química de 1983, disse que foi um erro o desaparecimento da análise qualitativa dos currículos das universidades norte-americanas, porque esta constituía um meio de introduzir a química descritiva e de motivar os alunos a estudarem as reações químicas que, em sua opinião, “são o coração da química” [1]. Em vista desta polêmica e das possíveis opções para o emprego da disciplina de Química Analítica Qualitativa como ferramenta para o ensino básico dos equilíbrios químicos em solução aquosa, apresenta-se a seguir uma visão crítica da seqüência histórica do desenvolvimento dos procedimentos de análise qualitativa.

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Biografia do Autor

João Carlos de Andrade, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química

Terezinha Ribeiro Alvim, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Departamento de Química

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

1.
Andrade JC de, Alvim TR. Química analítica básica: uma visão histórica da análise qualitativa clássica. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 18º de outubro de 2021];(9):1-8. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9643

Edição

Seção

Química Analítica