Banner Portal
Postulados da mecânica quântica
PDF

Palavras-chave

Radiação do corpo negro. Capacidade calorífica. Espectros atômicos. Espectros moleculares. Mecânica quântica. Equações de Schrödinger.

Como Citar

1.
Custodio R, Gomes AS, Martins LR. Postulados da mecânica quântica. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 21º de fevereiro de 2024];(3):1-5. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9638

Resumo

A compreensão da natureza das propriedades de átomos, moléculas e sistemas mais complexos está diretamente relacionada com a distribuição e o comportamento das partículas microscópicas que os constitui. Diversas evidências experimentais sugeriram que a estrutura de átomos e moléculas não poderiam ser explicadas por princípios baseados na mecânica clássica. Experimentos, tais como: a radiação do corpo negro, capacidade calorífica e espectros atômicos e moleculares, sugeriam que os processos de absorção ou emissão de energia só poderiam ser explicados admitindo-se que a energia envolvida nesses processos seria quantizada e não contínua, como prevê a mecânica clássica. A nova mecânica criada para conciliar os aspectos observados com a hipótese de quantizações de determinadas propriedades microscópicas foi denominada de Mecânica Quântica. Duas versões dessa nova mecânica foram formuladas pelos físicos Erwin Schrödinger e Werner Heisemberg, em trabalhos e métodos matemáticos diferentes, porém equivalentes. A teoria especifica quais são as leis que as partículas de qualquer sistema microscópico obedecem. Observa-se que há uma relação com a teoria de Newton para o movimento de sistemas macroscópicos (princípio da correspondência), sendo a teoria de Newton um caso particular (no limite macroscópico) das equações de Schrödinger, assim como a teoria da relatividade de Einstein é uma generalização que inclui a teoria de Newton como um caso especial, no limite de baixas velocidades. O modelo de Schrödinger está fundamentado em alguns postulados que são descritos a seguir.
https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i3.9638
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Rogério Custodio, André Severo Gomes, Lucimara Ramos Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.