As duas expressões fundamentais da termodinâmica

Autores

  • Adalberto B. M. S. Bassi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i4.9633

Palavras-chave:

Leis da termodinâmica. Desigualdade de Clausius. Energia interna. Entropia. Entalpia. Energias de Helmholtz e de Gibbs. Temperatura. Calor. Trabalho. Energia de corpo rígido.

Resumo

Neste texto, alguns entre os conceitos mais típicos da termodinâmica, a saber, os de calor, energia interna, entropia e temperatura, são utilizados para o entendimento dos conceitos complementares de entalpia e de energias de Helmholtz e de Gibbs. Os conceitos de calor, energia interna e entalpia são discutidos. O de entropia já foi separadamente apresentado por este autor, junto com alguns aspectos dos conceitos de temperatura e de energias de Helmholtz e de Gibbs. Para estes três últimos, outros aspectos são considerados no presente texto. Mas a abordagem da idéia de temperatura ainda continua insuficiente, mesmo considerando-se tanto o texto anterior quanto este. Além disto, os quatro conceitos típicos primeiramente citados são também aplicados na compreensão da primeira lei da termodinâmica e da desigualdade de Clausius. As idéias de corpo rígido e continuidade do sistema são usadas, em conformidade com a exatidão matemática que caracteriza a temporal termodinâmica dos meios contínuos, na qual se insere a termodinâmica dos meios homogêneos aqui utilizada. A visão da primeira lei, que emerge do presente texto, é mais completa do que a tradicional. O maior interesse, porém, encontra-se na interpretação da desigualdade de Clausius, interpretação esta muito mais consistente e segura do que as diversas interpretações tradicionais existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto B. M. S. Bassi, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química

Referências

Carnot, N. L. S. Réflexions sur la Puissance Motrice du Feu et sur les Machines propres à Développer cette Puissance; Bachelier: Paris, 1824.

Truesdell, C. A. The Tragicomical History of Thermodynamics: 1822—1854; Springer-Verlag: New York, 1980.

Silhavý, M. Mass, internal energy, and Cauchy´s equations of motion in frame-indifferent thermodynamics, Arch. Rat. Mech. An., 1989, 107: 1-22.

Truesdell, C. A.; Bharatha, S. The Concepts and Logic of Classical Thermodynamics as a Theoryof Heat Engines - Rigorously Constructed upon the Foundations Laid by S. Carnot and F. Reech; Springer-Verlag: New York, 1988.

Moreira, N.H.; Bassi, A. B. M. S. Sobre a Primeira Lei da Termodinâmica, Quím. Nova, 2001, 24: 563- 567.

Bassi, A. B. M. S. Matemática e Termodinâmica, Chemkeys 2005.

Bassi, A. B. M. S. Entropia e Energias de Helmholtz e de Gibbs, Chemkeys 2005.

Truesdell, C. A. Rational Thermodynamics; Springer-Verlag: New York, 1984.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

1.
Bassi ABMS. As duas expressões fundamentais da termodinâmica. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 19º de outubro de 2021];(4):1-8. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9633

Edição

Seção

Físico-Química