Banner Portal
As duas expressões fundamentais da termodinâmica
PDF

Palavras-chave

Leis da termodinâmica. Desigualdade de Clausius. Energia interna. Entropia. Entalpia. Energias de Helmholtz e de Gibbs. Temperatura. Calor. Trabalho. Energia de corpo rígido.

Como Citar

1.
Bassi ABMS. As duas expressões fundamentais da termodinâmica. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 17º de julho de 2024];(4):1-8. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9633

Resumo

Neste texto, alguns entre os conceitos mais típicos da termodinâmica, a saber, os de calor, energia interna, entropia e temperatura, são utilizados para o entendimento dos conceitos complementares de entalpia e de energias de Helmholtz e de Gibbs. Os conceitos de calor, energia interna e entalpia são discutidos. O de entropia já foi separadamente apresentado por este autor, junto com alguns aspectos dos conceitos de temperatura e de energias de Helmholtz e de Gibbs. Para estes três últimos, outros aspectos são considerados no presente texto. Mas a abordagem da idéia de temperatura ainda continua insuficiente, mesmo considerando-se tanto o texto anterior quanto este. Além disto, os quatro conceitos típicos primeiramente citados são também aplicados na compreensão da primeira lei da termodinâmica e da desigualdade de Clausius. As idéias de corpo rígido e continuidade do sistema são usadas, em conformidade com a exatidão matemática que caracteriza a temporal termodinâmica dos meios contínuos, na qual se insere a termodinâmica dos meios homogêneos aqui utilizada. A visão da primeira lei, que emerge do presente texto, é mais completa do que a tradicional. O maior interesse, porém, encontra-se na interpretação da desigualdade de Clausius, interpretação esta muito mais consistente e segura do que as diversas interpretações tradicionais existentes.

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i4.9633
PDF

Referências

Carnot, N. L. S. Réflexions sur la Puissance Motrice du Feu et sur les Machines propres à Développer cette Puissance; Bachelier: Paris, 1824.

Truesdell, C. A. The Tragicomical History of Thermodynamics: 1822—1854; Springer-Verlag: New York, 1980.

Silhavý, M. Mass, internal energy, and Cauchy´s equations of motion in frame-indifferent thermodynamics, Arch. Rat. Mech. An., 1989, 107: 1-22.

Truesdell, C. A.; Bharatha, S. The Concepts and Logic of Classical Thermodynamics as a Theoryof Heat Engines - Rigorously Constructed upon the Foundations Laid by S. Carnot and F. Reech; Springer-Verlag: New York, 1988.

Moreira, N.H.; Bassi, A. B. M. S. Sobre a Primeira Lei da Termodinâmica, Quím. Nova, 2001, 24: 563- 567.

Bassi, A. B. M. S. Matemática e Termodinâmica, Chemkeys 2005.

Bassi, A. B. M. S. Entropia e Energias de Helmholtz e de Gibbs, Chemkeys 2005.

Truesdell, C. A. Rational Thermodynamics; Springer-Verlag: New York, 1984.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Adalberto B. M. S. Bassi

Downloads

Não há dados estatísticos.