Banner Portal
O conceito de propriedade termodinâmica
PDF

Palavras-chave

Propriedades termodinâmicas. Funções de estado e de processo. Equações diferenciais exatas e inexatas. Integrais de linha. Propriedades extensivas e intensivas. Estado termodinâmico. Funções temporais e constitutivas. Termodinâmica dos meios homogêneos.

Como Citar

1.
Bassi ABMS. O conceito de propriedade termodinâmica. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];(5):1-10. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9632

Resumo

São inicialmente mostradas as idéias de grandeza e corpo clássicos, meio contínuo, funções temporal e constitutiva, densidade e taxa, sendo esta última relacionada a noções rudimentares sobre derivadas e funcionais. Em seguida, o conceito de propriedade é indicado, sem a utilização de expressões matemáticas, bem como a classificação das propriedades em intensivas, extensivas e extensivas aditivas. Complementarmente, os conceitos matemáticos de equação diferencial exata e inexata são discutidos e relacionados ao de propriedade. Nesta discussão, aparece o ilogismo e a inoportunidade inerentes ao uso de mais do que um único símbolo matemático para representar o diferencial de uma variável, uso este proveniente de um errôneo conceito de diferencial. O conceito exato é, então, brevemente referido.

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i5.9632
PDF

Referências

Boltzmann, L., Vorlesungen über Gastheorie, I; Barth: Leipzig, 1896.

Boltzmann, L., Vorlesungen über Gastheorie, II; Barth: Leipzig, 1898.

Bassi, A. B. M. S., Quantidade de Substância, ChemKeys 2005.

Gibbs, J. W., The Collected Works of Josiah Willard Gibbs, Longmans, Green: New York, 1928.

Bassi, A.B.M.S., As Duas Expressões Fundamentais da Termodinâmica, http://www.chemkeys.com, 2006.

Truesdell, C. A., Rational Thermodynamics; Springer-Verlag: New York, 1984.

Bassi, A. B. M. S., Matemática e Termodinâmica, ChemKeys, 2005.

I. Mills, I.; Cvitas, T.; Homann, K.; Kallay, N.; Kuchitsu, K., Quantities, Units and Symbols in Physical Chemistry (The Green Book); Blackwell Science: Oxford, 1993.

Ince, E. L., Ordinary Differential Equations; Longmans, Green: London, 1926.

Apostol, T. M., Mathematical Analysis, A Modern Approach to Advanced Calculus; Addison Wesley: Reading, 1957.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Adalberto B. M. S. Bassi

Downloads

Não há dados estatísticos.