Experimentos didáticos utilizando medidas voltamétricas

Autores

  • João Carlos de Andrade Universidade Estadual de Campinas
  • Audrey de Arruda Falcão Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Castilho Guedes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i4.9630

Palavras-chave:

Voltametria. Águas. Aguardente de cana. Sucos de frutas. Níquel. Cobalto. Cobre. Cádmio. Zinco. Ácido ascórbico.

Resumo

Algumas técnicas de análise, como a voltametria, são relativamente pouco utilizadas nas disciplinas experimentais de graduação em Química (e ciências afins), apesar de abordadas nas disciplinas teóricas. Como, ao contrário do que se pode pensar, as medidas voltamétricas ainda são bastante utilizadas na prática, pretende-se destacar os aspectos mais diretos de algumas destas técnicas mais comuns, além de sugerir ao leitor a necessidade de buscar um conhecimento mais profundo sobre o tema. Os experimentos propostos possuem um caráter conceitual e metodológico bem definido e foram testados nas aulas experimentais da disciplina de Química Analítica Instrumental do Instituto de Química da Unicamp. A duração prevista para cada módulo apresentado é de quatro horas de atividades em laboratório, com baixo grau de risco.

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Biografia do Autor

João Carlos de Andrade, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química

Audrey de Arruda Falcão, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química

Elaine Castilho Guedes, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

1.
Andrade JC de, Falcão A de A, Guedes EC. Experimentos didáticos utilizando medidas voltamétricas. Rev. Chemkeys [Internet]. 17º de setembro de 2018 [citado 18º de outubro de 2021];(4):1-11. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9630

Edição

Seção

Físico-Química