Resumo
A natureza da luz é o ponto de partida de uma discussão acadêmica que resultou no desenvolvimento da mecânica quântica: a luz seria uma entidade física que apresenta caráter de onda ou partícula? Estudo sistemático das propriedades da luz puderam ser explicados ora considerando a luz como se manifestando como onda e ora como partícula. Essa dualidade foi utilizada para explicar a natureza de qualquer corpo material. A consequência foi a necessidade do desenvolvimento de leis mecânicas que conciliassem o caráter de onda e partícula para qualquer sistema físico. Este artigo discute os aspectos mais importantes associados com algumas das evidências do caráter onda-partícula da luz e a formulação inicial desenvolvida por Schrödinger.
Referências
– van der Waerden BL. Sources of quantum chemistry, Dover Publications, New York (1968).
– Pliego JR, Braga, JP. Uma ilustração simples da distribuição de Boltzmann, Química Nova 1994, 17: 496-497.
- Morgon NH. O comportamento do elétron: uma análise do efeito Compton e da relação de Broglie, Química Nova 2008, 31: 1869-1874.
- Custodio R, Gomes AS, Martins LR. Postulados da mecânica quântica. Revista Chemkeys 2018, 1–5. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9638.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Rogerio Custodio