Banner Portal
O "A Acumulação do Capital de Rosa Luxemburgo" e a sua teoria da reprodução do capital social total
PDF

Palavras-chave

Teorias da acumulação
Rosa Luxemburgo
Karl Marx

Como Citar

MARTINS, Matheus Fernando Moreira Dias Sadde. O "A Acumulação do Capital de Rosa Luxemburgo" e a sua teoria da reprodução do capital social total : apontamentos sobre método e revolução. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 15, n. n.esp, p. 1–39, 2022. DOI: 10.20396/cemarx.v15in.esp.15983. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/15983. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Já no Prefácio do A Acumulação do Capital: Contribuição ao Estudo Econômico do Imperialismo (1913), Rosa Luxemburgo nos apresenta a justificativa e a motivação que a conduziu à pesquisa e à realização desta obra que é considerada como a sua principal contribuição para a Crítica da Economia Política. Uma obra que traz uma reflexão crítica acerca do método de Marx na elaboração desta Crítica e que, ao mesmo tempo, procura trabalhar uma questão teórica assimilada como uma lacuna na teoria deste mesmo autor. O objetivo deste artigo é o de se apropriar desta ligação como o caminho que pode viabilizar um entendimento geral do significado da teoria desenvolvida por Luxemburgo. Parte-se da compreensão de que a investigação da conexão existente entre a reflexão metodológica que a autora busca demonstrar quando evidencia as limitações e as vantagens dos Esquemas de Reprodução simples e ampliada presentes no volume II de O Capital e a questão teórica que ficou conhecida como a “questão dos mercados” ou o “problema da realização” é o elemento que nos fornece a síntese nuclear da teoria da reprodução do capital social total de Rosa Luxemburgo.

https://doi.org/10.20396/cemarx.v15in.esp.15983
PDF

Referências

DEGRAS, Jane (org.). The Communist International: 1919-1943. Documents. Vol II. Nova York: Routledge, 1965.

DE PAULA & CERQUEIRA. “Sobre Isaac Rubin e sua História do pensamento econômico”. In: RUBIN, Isaac. História do Pensamento Econômico. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2014.

DOBB, Maurice. Teorias do Valor e da Distribuição desde Adam Smith. Lisboa: Editorial Presença, 1978.

ETTINGER, Elzbieta. Rosa luxemburg: a life. Londres: Pandora, 1986.

EVANS, Kate. Rosa vermelha. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

FROLICH, Paul. Rosa Luxemburgo Pensamento e Ação. São Paulo: Boitempo, 2019.

GERAS, Norman. The legacy of Rosa Luxemburg. Londres: Verso, 1983.

GUIMARÃES, Juarez (org.). Rosa, a vermelha. São Paulo: Buscavida, 1987.

KALECKI, Michael. Teoria da Dinâmica Econômica: Ensaio sobre as mudanças cíclicas e a longo prazo da economia capitalista. Trad. Paulo de Almeida. 2ª ed. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

KALECKI, Michael. Crescimento e ciclo das economias capitalistas. Trad. Jorge Miglioli. Coleção Economia e Planejamento. Série Teoria Contemporânea. São Paulo: HUCITEC, 1977.

KRÄTKE, Michael. “Nove respostas preliminares para nove perguntas difíceis”. In: Crítica Marxista, São Paulo: Ed. Revan, v.1, n.26, 2008.

KRÄTKE, Michael. “A herança econômica recalcada”. In: SCHÜTRUMPF, Jörn. Rosa Luxemburgo ou preço da liberdade (org.). São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2015.

LÖWY, Michael. Método dialético e teoria política. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

LÖWY, Michael. Revolta e melancolia. São Paulo: Boitempo, 2015.

LÖWY, Michael. Ideologias e Ciência Social. Elementos para uma análise marxista. 10ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LOUREIRO, Isabel. Rosa Luxemburgo. Os dilemas da ação revolucionária. 3ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

LOUREIRO, Isabel. Rosa Luxemburgo: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LUXEMBURGO, Rosa. “Reforma social ou revolução?”. In: LOUREIRO, Isabel (org.). Rosa Luxemburgo: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. pp. 11-36.

LUXEMBURGO, Rosa. Greve de massas, partido e sindicato. Coimbra: Centelha, 1974.

LUXEMBURGO, Rosa. A crise da social-democracia. Lisboa: Escorpião, 1974.

LUXEMBURGO, Rosa. A revolução russa. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2017.

LUXEMBURGO, Rosa. A Acumulação do Capital: Contribuição ao Estudo Econômico do Imperialismo. Trad. Marijane Vieira Lisboa. 2ª ed. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. O Capital: crítica da Economia Política. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kotche. 2ª ed. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1985. V. 1-5.

MÉSZÁROS, Istvan. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MIGLIOLI, Jorge. Acumulação de Capital e Demanda Efetiva. 2ª ed. Coleção Economia e Planejamento. Série Teses e Pesquisas. São Paulo: HUCITEC, 2004.

PEDROSA, Mario. A crise mundial do imperialismo e Rosa Lu-xemburgo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

ROSDOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Matheus Fernando Moreira Dias Sadde Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.