Banner Portal
O "A Acumulação do Capital de Rosa Luxemburgo" e a sua teoria da reprodução do capital social total
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Teorias da acumulação
Rosa Luxemburgo
Karl Marx

Cómo citar

MARTINS, Matheus Fernando Moreira Dias Sadde. O "A Acumulação do Capital de Rosa Luxemburgo" e a sua teoria da reprodução do capital social total : apontamentos sobre método e revolução. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 15, n. n.esp, p. 1–39, 2022. DOI: 10.20396/cemarx.v15in.esp.15983. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/15983. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumen

Já no Prefácio do A Acumulação do Capital: Contribuição ao Estudo Econômico do Imperialismo (1913), Rosa Luxemburgo nos apresenta a justificativa e a motivação que a conduziu à pesquisa e à realização desta obra que é considerada como a sua principal contribuição para a Crítica da Economia Política. Uma obra que traz uma reflexão crítica acerca do método de Marx na elaboração desta Crítica e que, ao mesmo tempo, procura trabalhar uma questão teórica assimilada como uma lacuna na teoria deste mesmo autor. O objetivo deste artigo é o de se apropriar desta ligação como o caminho que pode viabilizar um entendimento geral do significado da teoria desenvolvida por Luxemburgo. Parte-se da compreensão de que a investigação da conexão existente entre a reflexão metodológica que a autora busca demonstrar quando evidencia as limitações e as vantagens dos Esquemas de Reprodução simples e ampliada presentes no volume II de O Capital e a questão teórica que ficou conhecida como a “questão dos mercados” ou o “problema da realização” é o elemento que nos fornece a síntese nuclear da teoria da reprodução do capital social total de Rosa Luxemburgo.

https://doi.org/10.20396/cemarx.v15in.esp.15983
PDF (Português (Brasil))

Citas

DEGRAS, Jane (org.). The Communist International: 1919-1943. Documents. Vol II. Nova York: Routledge, 1965.

DE PAULA & CERQUEIRA. “Sobre Isaac Rubin e sua História do pensamento econômico”. In: RUBIN, Isaac. História do Pensamento Econômico. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2014.

DOBB, Maurice. Teorias do Valor e da Distribuição desde Adam Smith. Lisboa: Editorial Presença, 1978.

ETTINGER, Elzbieta. Rosa luxemburg: a life. Londres: Pandora, 1986.

EVANS, Kate. Rosa vermelha. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

FROLICH, Paul. Rosa Luxemburgo Pensamento e Ação. São Paulo: Boitempo, 2019.

GERAS, Norman. The legacy of Rosa Luxemburg. Londres: Verso, 1983.

GUIMARÃES, Juarez (org.). Rosa, a vermelha. São Paulo: Buscavida, 1987.

KALECKI, Michael. Teoria da Dinâmica Econômica: Ensaio sobre as mudanças cíclicas e a longo prazo da economia capitalista. Trad. Paulo de Almeida. 2ª ed. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

KALECKI, Michael. Crescimento e ciclo das economias capitalistas. Trad. Jorge Miglioli. Coleção Economia e Planejamento. Série Teoria Contemporânea. São Paulo: HUCITEC, 1977.

KRÄTKE, Michael. “Nove respostas preliminares para nove perguntas difíceis”. In: Crítica Marxista, São Paulo: Ed. Revan, v.1, n.26, 2008.

KRÄTKE, Michael. “A herança econômica recalcada”. In: SCHÜTRUMPF, Jörn. Rosa Luxemburgo ou preço da liberdade (org.). São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2015.

LÖWY, Michael. Método dialético e teoria política. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

LÖWY, Michael. Revolta e melancolia. São Paulo: Boitempo, 2015.

LÖWY, Michael. Ideologias e Ciência Social. Elementos para uma análise marxista. 10ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LOUREIRO, Isabel. Rosa Luxemburgo. Os dilemas da ação revolucionária. 3ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

LOUREIRO, Isabel. Rosa Luxemburgo: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LUXEMBURGO, Rosa. “Reforma social ou revolução?”. In: LOUREIRO, Isabel (org.). Rosa Luxemburgo: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. pp. 11-36.

LUXEMBURGO, Rosa. Greve de massas, partido e sindicato. Coimbra: Centelha, 1974.

LUXEMBURGO, Rosa. A crise da social-democracia. Lisboa: Escorpião, 1974.

LUXEMBURGO, Rosa. A revolução russa. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2017.

LUXEMBURGO, Rosa. A Acumulação do Capital: Contribuição ao Estudo Econômico do Imperialismo. Trad. Marijane Vieira Lisboa. 2ª ed. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. O Capital: crítica da Economia Política. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kotche. 2ª ed. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1985. V. 1-5.

MÉSZÁROS, Istvan. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MIGLIOLI, Jorge. Acumulação de Capital e Demanda Efetiva. 2ª ed. Coleção Economia e Planejamento. Série Teses e Pesquisas. São Paulo: HUCITEC, 2004.

PEDROSA, Mario. A crise mundial do imperialismo e Rosa Lu-xemburgo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

ROSDOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2022 Matheus Fernando Moreira Dias Sadde Martins

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.