Pan-africanismo e comunismo
entrevista com Hakim Adi
DOI:
https://doi.org/10.20396/cemarx.v14i00.15646Palavras-chave:
Questão racial, Movimento negro, ComunismoResumo
Nesta entrevista, Hakim Akim discute a relação entre comunismo, nacionalismo negro e pan-africanismo. Para tanto, toma como referência os debates travados no contexto histórico e político da 3a. Internacional Comunista (1919-1943). Diferente de certa visão caricatural e superficial difundida nos meios acadêmicos e políticos que prega que o marxismo e os comunistas nunca deram atenção ao debate racial e à questão negra, Hakim Adi fornece elementos para pensar a natureza complexa das discussões teóricas e políticas formuladas pelo movimento comunista internacional, bem como das iniciativas e dificuldades encontradas pelos comunistas para implementar as linhas políticas aprovadas por suas organizações na conjuntura em questão. As an´´alises de Hakim Adi têm como base o amplo, detalhado e rigoroso estudo que se encontra sistematizado principalmente em seu livro: Pan-africanism and communism: The Communist International, Africa and the Diaspora, 1919-1939. New Jersey, African World Press, 2013.
Downloads
Métricas
Referências
MARTUSCELLI, D. E.; NADI, S. .; ADI, H. . Pan-africanismo e comunismo: entrevista com Hakim Adi. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, [s.d.]. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/15646. Acesso em: 20 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Danilo Enrico Martuscelli; Selim Nadi, Hakim Adi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos Cemarx utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Cadernos Cemarx, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.