Agitprop
cultura política
DOI:
https://doi.org/10.20396/cemarx.v14i00.15293Palavras-chave:
MST, Lutas populares, ArteResumo
Finalmente os leitores brasileiros terão acesso, no formato de livro, a alguns dos resultados de anos de investigações, envolvendo pesquisadores ligados à Brigada de Agitação e Propaganda Nacional Carlos Marighella, organizada pelo MST, e a assessoria de Iná Camargo Costa, professora aposentada da FFLCH/USP. Como ela diz, em entrevista concedida ao programa na internet “Café com MST”, o próprio feito de juntar, traduzir e publicar no Brasil algumas experiências, que mesclaram agitação e propaganda em um contexto de luta social e política, já é em si um exemplo de agitprop. Isso porque tal trabalho recupera um verdadeiro arsenal cultural forjado justamente na trincheira contra os valores e as práticas do mundo sob a dominação do capital para um momento sócio-histórico no qual a grande maioria das organizações políticas no Brasil e no mundo têm priorizado o marketing e a publicidade no lugar da formação exigente de militantes agitadores e propagandistas informados e comprometidos com a luta pelo socialismo.
Downloads
Métricas
Referências
CAMPOS, L. Agitprop: cultura política. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021008, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/15293. Acesso em: 8 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lindberg Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos Cemarx utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Cadernos Cemarx, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.