Desenvolvimento e validação de método analítico para determinação de fentanil e seus análogos em amostras de sangue seco em papel (DBS)
PDF

Palavras-chave

Fentanil
DBS
LC-MS/MS.

Como Citar

KAHL, Julia Martinelli Magalhães; COSTA, Jose Luiz da; CUNHA, Kelly Francisco da. Desenvolvimento e validação de método analítico para determinação de fentanil e seus análogos em amostras de sangue seco em papel (DBS). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018715. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/715. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O consumo mundial de opióides sintéticos de forma abusiva tem apresentado um aumento considerável, sendo este grupo o responsável, nos últimos dois anos, por 4 em cada 5 óbitos relacionados ao uso de drogas. Esse aumento fez com que a comunidade científica passasse a tratar este problema como “a crise dos opióides”. Este grupo de drogas contempla (entre outras substâncias) o fentanil e seus análogos estruturais. Diversos casos de intoxicações graves ou mesmo mortes por overdose causadas por estas substâncias têm sido descritos na literatura recente. Visto isso, o objetivo do trabalho é desenvolver um método baseado em cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS) para determinação de fentanil, 9 análogos e 2 metabólitos, em amostras de sangue seco em papel (dried blood spot, DBS). Objetiva ainda de estudar a estabilidade destas substâncias em DBS, com a hipótese de que esta técnica de armazenamento aumenta a estabilidade das substâncias em análise. Uma alíquota de 15 ?L do sangue fortificado com os padrões foi adicionada em um disco de DBS previamente perfurado (6 mm) e deixado secar, em temperatura ambiente, por 3 horas. A extração das amostras foi feita com 300 ?L de metanol contendo padrão interno (fentanil-d5 e norfentanil-d5, 0,25 ng/mL) e 1 ?L foi injetado no sistema LC-MS/MS. Foi observada boa linearidade na faixa de concentrações entre 0,1 e 50 ng/mL. O método está sendo validado seguindo as recomendações da SWGTOX.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018715
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.