Desenvolvimento de método analítico para determinação de substâncias orgânicas voláteis em amostras de sangue post mortem empregando cromatografia gasosa com detecção por ionização em chama
PDF

Palavras-chave

Drogas de abuso
Toxicologia forense
Solventes orgânicos.

Como Citar

CHINAGLIA, Kauê de Oliveira; COSTA, Jose Luiz da; COLTRE, Danille da Silva. Desenvolvimento de método analítico para determinação de substâncias orgânicas voláteis em amostras de sangue post mortem empregando cromatografia gasosa com detecção por ionização em chama. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018764. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/764. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O uso abusivo de substâncias orgânicas voláteis (SOV), como por exemplo diclorometano, clorofórmio, tricloroetileno e tolueno, é um grave problema de saúde pública. Fatores como a facilidade de acesso, o baixo custo e não serem substâncias ilegais (como a cocaína e MDMA) são atrativos desta classe de drogas de abuso, que possui cada vez mais usuários. Dentre os efeitos buscados pelos usuários (frequentemente indivíduos jovens ou mesmo crianças) estão excitação, euforia, tonturas e leves perturbações auditivas e visuais. Nas intoxicações agudas são observados sintomas como depressão do sistema nervoso central, irritação das vias aéreas superiores e inferiores, tosse, sinusite, podendo evoluir para morte por arritmia cardíaca ou depressão respiratória. Apesar do conhecimento da alta taxa de abuso de inalantes, ainda faltam estudos com dados quantitativos das concentrações sanguíneas dessas substâncias no usuário, dado numérico que permitiria entender melhor a relação entre a dose e os efeitos tóxicos manifestado. O objetivo deste trabalho é desenvolver método por cromatografia gasosa com detecção por ionização em chama para detecção de diclorometano, clorofórmio, tricloroetileno e tolueno em amostras de sangue coletados post mortem de indivíduos com suspeita de intoxicação por SOV.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018764
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.