Formação continuada de professores

Formação de professores
Narrativas
Abordagem (auto)biográfica

MEDEIROS, Caroline; BRAGANCA, Ines. Formação continuada de professores: contribuições da abordagem narrativa (auto)biográfica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192937. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2937. Acesso em: 30 abr. 2024.

A presente comunicação focaliza a formação continuada, no contexto da escola nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa levanta as seguintes questões de estudo: Como se delineiam as concepções e práticas de formação continuada de professoras/es? Quais as trilhas percorridas pela produção acadêmica no âmbito das abordagens narrativas (auto)biográficas dirigidas às práticas de formação docente? Quais as possíveis contribuições da elaboração e partilha de narrativas (auto)biográficas no contexto da formação continuada? O caminho está sendo percorrido em um processo de pesquisa-formação, envolvendo ensino-pesquisa-extensão. A assunção da pesquisa-formação implica o compromisso com a produção de um conhecimento científico potencialmente (trans)formador para todos os envolvidos, no caso a pesquisadora proponente, os estudantes em formação inicial, estudantes de pós-graduação, bolsistas de iniciação científica e professoras/es das escolas participantes, em ações realizadas na Unicamp e nas escolas. Da mesma forma esse compromisso aponta também para ações indissociáveis entre a docência na graduação e na pós-graduação e a produção de um conhecimento implicado com as escolas e com as professoras. Busca-se, dessa forma, contribuir na construção de espaços onde as experiências de produção da vida, da prática educativa e da escola sejam reconstruídas por meio de narrativas, gerando novos saberes e formação.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano Editora, 2002.
BARBOSA, Marialva. O presente e o passado como processo comunicacional. MATRIZes, São Paulo, Ano 5, 2012.
BRAGANÇA, Inês. Espaçostempos no Trabalho Docente: Narrativas de Professoras. In: Lúcia Velloso Maurício. (Org). Tempos e espaços escolares – Experiências, políticas e debates no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Ponteio/Faperj, 2014, v. 1, p. 89-102.
BRASIL. Lei 11.738 de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 17 jul. 2008. P. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm . Acesso em: 08 jul. 2019.
JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal: EdUFRN: São Paulo: Paulus, 2008. p. 23-50.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.