Formação inicial de professores no curso de pedagogia FE/UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Formação de professores
Narrativas
Abordagem (auto)biográfica

Como Citar

RÉ, Larissa; BRAGANÇA, Inês. Formação inicial de professores no curso de pedagogia FE/UNICAMP: contribuições da abordagem narrativa (auto)biográfica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192735. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2735. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente projeto focaliza a formação de professores, no âmbito da formação inicial desenvolvida pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase na abordagem de pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica. A pesquisa levanta as seguintes questões de estudo: Quais as trilhas percorridas pela produção acadêmica no âmbito das abordagens narrativas (auto)biográficas dirigidas às práticas de formação docente? Quais as possíveis contribuições da elaboração e partilha de narrativas (auto)biográficas no contexto da formação inicial? Desse modo, as atividades propostas durante a pesquisa voltadas para a análise das práticas de formação inicial são: inventário das práticas e políticas de formação, orientação individual e coletiva, reuniões com o grupo de Pesquisa-Formação Polifonia e participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP). As questões descritas são mobilizadoras, pois têm o objetivo de modificar a prática docente no âmbito da formação inicial através dos encontros de formação com os professores da rede pública, e também na universidade, por meio das disciplinas de estágio e seminários de reformulação do curso de Pedagogia.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192735
PDF

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano Editora, 2002.
BRAGANÇA, I. F. S. O/A professor/a e os espelhos da pesquisa educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.90, p.87 - 101, 2009.
JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal: EdUFRN: São Paulo: Paulus, 2008. p. 23-50.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.