Resumo
O presente projeto focaliza a formação de professores, no âmbito da formação inicial desenvolvida pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase na abordagem de pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica. A pesquisa levanta as seguintes questões de estudo: Quais as trilhas percorridas pela produção acadêmica no âmbito das abordagens narrativas (auto)biográficas dirigidas às práticas de formação docente? Quais as possíveis contribuições da elaboração e partilha de narrativas (auto)biográficas no contexto da formação inicial? Desse modo, as atividades propostas durante a pesquisa voltadas para a análise das práticas de formação inicial são: inventário das práticas e políticas de formação, orientação individual e coletiva, reuniões com o grupo de Pesquisa-Formação Polifonia e participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP). As questões descritas são mobilizadoras, pois têm o objetivo de modificar a prática docente no âmbito da formação inicial através dos encontros de formação com os professores da rede pública, e também na universidade, por meio das disciplinas de estágio e seminários de reformulação do curso de Pedagogia.
Referências
BRAGANÇA, I. F. S. O/A professor/a e os espelhos da pesquisa educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.90, p.87 - 101, 2009.
JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal: EdUFRN: São Paulo: Paulus, 2008. p. 23-50.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.