Ensino de matemática por resolução de exercícios no PIC

PIC

PIERO, Lucas di; BILOTI, Ricardo; FERREIRA, Matheus. Ensino de matemática por resolução de exercícios no PIC. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192340. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2340. Acesso em: 30 abr. 2024.

O PIC é um programa onde o aluno medalhista da OBMEP é treinado a desenvolver o raciocínio lógico e suas habilidades matemáticas ao longo de 8 ciclos, cada um com duas aulas de 4h (uma por semana). Entre os ciclos há uma semana de descanso. O programa é dividido em três níveis, 6º e 7º ano (N1), 8º e 9º ano (N2) e ensino médio (N3). Para todas as aulas os instrutores recebem uma lista para usar no dia da aula e cabe ao instrutor adotar a estratégia que considera mais eficiente para os seus alunos. Após o fim de cada ciclo é aplicada uma avaliação aos alunos para analisar os avanços de cada um. Os objetivos principais do PIC são: - Despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral; - Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático; -Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas; Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas; - Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.