Vantagens e desvantagens dos sistemas 4x2 com infiltração e 5x1 do voleibol e suas consequências
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Voleibol
Sistemas táticos
Pedagogia do esporte

How to Cite

FERREIRA, Sofia; SCAGLIA, Alcides; COSTA, Roberto. Vantagens e desvantagens dos sistemas 4x2 com infiltração e 5x1 do voleibol e suas consequências. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192306. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2306. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

No voleibol os sistemas táticos dentro do jogo demonstram ter uma grande influência nos resultados das partidas. O presente estudo busca estabelecer as vantagens e desvantagens do sistema 4X2 com infiltração e 5X1 na visão de treinadores, para entender o que gera maior benefício para as equipes, se há preferência por um determinado sistema e possíveis consequências. A pesquisa qualitativa de caráter exploratória com 23 treinadores nacionais e internacionais teve como principais resultados a relação de unidades significativas diretamente inerentes aos sistemas, são elas : ataque, levantador, formação de atleta, defesa e especialização. De forma conclusiva, o estudo proporciona trazer um leque de informações que possibilitam a relação do uso maciço do sistema 5X1 principalmente pela presença do oposto; a relação dos atletas com um só levantador - ditador do ritmo - e a formação de atletas ainda realizada de forma tradicional.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192306
PDF (Português (Brasil))

References

BARDIN, I. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994. 226 p.

Werner, P.; Thorpe, R.; Bunker, D. (1996). Teaching games for understanding: evolution of a model. Journal of Physical Education Recreation and Dance.

CÉSAR, B.; MESQUITA, I. Caracterização do ataque do jogador oposto em função do complexo do jogo, do tempo e do efeito do ataque: estudo aplicado no voleibol feminino de elite. Rev. Bras. Educ. Fís, Esp., São Paulo, v.20, n.1. p. 59-69, jan/mar 2006.

MACIEL, R. N.; MORALES, A. P.; BARCELOS, J. L.; NUNES, W. J.; AZEVEDO, M. M. A.; SILVA, V. F. Relação entre tempo de reação e função específica em jogadores de voleibol. Fit & Perf. Journal, v. 8, n. 6, nov/dez 2009.

Werner, P.; Thorpe, R.; Bunker, D. (1996). Teaching games for understanding: evolution of a model. Journal of Physical Education Recreation and Dance.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.