Na ausência do endereço, onde mora a Saúde?
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Determinantes sociais da saúde
Território ocupado
Saúde pública

How to Cite

CASTELANELI, Isabeli; VILELA, Maria; BEDRIKOW, Rubens; SANTOS, Fernanda. Na ausência do endereço, onde mora a Saúde? : um olhar sob a perspectiva dos determinantes sociais e a saúde de populações de ocupações. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192230. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2230. Acesso em: 23 jul. 2024.

Abstract

Os dados do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística detectou aumento dessas populações de vulnerabilidade social vivendo nos chamados aglomerados subnormais, concentrados principalmente na região sudeste do país, que é bem avaliada segundo alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano, como é o caso de Campinas. O objetivo foi analisar como os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) influenciam o processo saúde-doença das populações em contexto de vulnerabilidade social (ocupações), com foco no acesso aos serviços de saúde; habitação (condições de moradia, água e esgoto) e trabalho (emprego e renda), bem como identificar a compreensão desta população sobre a relação dos DSSs com o seu adoecimento. Trata-se de pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com 10 moradores, utilizando-se também dados oriundos de um censo comunitário elaborado por lideranças locais para traçar seu perfil sociodemográfico. Os resultados apontam para confirmação da presença de desigualdades regionais, onde a condição de invisibilidade social, pobreza, violência, desemprego, falta de acesso a direitos básicos determinam a piora das condições de saúde de seus moradores. Conhecer e compreender como o DSSs atuam no processo-saúde doença das população pode contribuir com os profissionais de saúde a intervir principalmente com políticas públicas que busquem reduzir/eliminar o impacto desses fatores em suas condições de vida.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192230
PDF (Português (Brasil))

References

Buss P M, Filho AP. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª Ed. São Paulo. HUCITEC – ABRASCO. 2014.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.